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#22 SFP – Liberdade financeira. A melhor forma de comer e treinar para mulheres. Como ler mais.

Fala IM.
 
Lhe dou as boas vindas ao #22 SFP.
 
Mais inteligente. Mais forte. Mais ação. Em 5 minutos.
 
Vamos começar.

💡 Sabedoria.

Liberdade vem antes de financeira.

Controlar seu tempo é o maior retorno que investimentos pagam.

Riqueza é levantar sem um despertador. 

E pensar: 
“Eu posso fazer o que eu quiser hoje.”

Muitos acreditam que dinheiro traz felicidade. 

Mas felicidade é um assunto complicado. Cada pessoa tem uma definição de felicidade. 

Mas existe algo em comum em todas as definições:

O privilégio de controlar sua vida.

A habilidade de: 
 
  • Fazer o que você quiser
  • Quando você quiser.
  • Com quem você quiser.
  • Por quanto tempo você quiser.
Isso não tem preço.
 
É o maior valor que dinheiro pode criar para alguém.
 
 
Leia o livro completo – Morgan Houssel.

💪 Físico.

A melhor forma de comer e treinar para mulheres.

Mulheres alcançam melhores resultados em dietas com alta gordura. Damas queimam mais gordura do que carboidrato em exercícios. Elas não estocam tanto glicogênio quanto homens. E possuem um percentual de gordura mais alto que homens (bumbum e peito.

Dica prática:
Mulheres podem se beneficiar mais em dietas com alta gordura. Mas isso é preferência pessoal. Teste para você.



Mulheres trabalham melhor com altas repetições.
Mulheres possuem mais fibras do tipo I que homens. Isso significa maior resistência a fatiga.

Dica prática:
 Teste fazer mais séries com 10-20 repetições. Mas lembre que: quando próximas da falha, uma série com 5-30 repetições gera hipertrofia igual (estudo).



Mulheres suportam mais volume.
Ter mais fibras do tipo I. E ter maiores níveis de estrogênio (hormônio anti-catabólico). Permite mulheres trabalhar com mais volume do que homens.

Dica prática:
 Teste trabalhar com 15-30 séries. Veja se se recupera (manter e ganhar força) e adapte para ótimos resultados.



Mulheres devem fazer menos repetições máximas.
Mulheres possuem uma ótima capacidade para trabalho. Mas um sistema nervoso menos eficiente que o de homens.
Logo, devem priorizar séries com 5-30 repetições ao invés de séries com 1-5.

Dica prática:
Se não for uma powerlifter, faça 80% do seu treino com séries de 5-30 repetições.



Mulheres respondem melhor a 
cardios de baixa intensidade. Mulheres se recuperam melhor de caminhadas do que de correr a todo vapor em morros. Não só isso, outros benefícios: menos estresse e melhor humor.

Dica prática:
 Vai fazer cardio para perder gordura? Então, opte por caminhadas no lugar de HIIT. 6000 a 10.000 passos – por dia – funciona para 99% das pessoas.



Mulheres respondem melhor a repetições lentas.
Mulheres são menos explosivas que homens. Fisiologicamente e psicologicamente falando. Use isso ao seu favor, controlando
a velocidade dos movimentos na academia.

Dica prática:
Faça os movimentos na academia de forma mais lenta. Não precisa virar uma tartaruga. Só não deixe a gravidade fazer todo o trabalho.



Mulheres toleram melhor estresse metabólico.
Mulheres acumulam menos lactato durante exercícios. Elas sentem menos a sensação de “queimar” durante as séries. Isso as torna capazes de durar por mais tempo nas séries que homens.

Dica prática:
Repetições altas, movimentos controlados e maior número de séries (volume).

A receita para um treino otimizado feminino.



Mulheres precisam de menos descanso entre as séries.
Mulheres cansam menos que homens. Logo, conseguem realizar o mesmo trabalho na academia – em menos tempo.

Dica prática:
descanse menos entre as séries. Use o tempo que precisar para maximizar sua força. Entre 1-2 minutos parece o ideal.



Mulheres podem treinar com mais frequência.
Mulheres não só se recuperam mais rápido após uma série. Elas também se recuperam mais rápido após uma sessão de treino. O que permite que elas treinem o mesmo músculo mais vezes durante a semana.

Dica prática:
treine os músculos que quer ver resultados mais vezes por semana. Glúteos, posterior e quadríceps são os mais comuns. Não fique com medo de treiná-los 3, 4 ou até 6x por semana. Basta ajustar seu volume de treino. Ou seja: ao invés de fazer 30 séries para glúteos em 1 treino – faça 10 séries em 3 treinos. Mais sobre treino aqui.



Conclusão.

Mulheres possuem muitos privilégios biológicos.

Use isso ao seu favor.

E você terá os melhores 
resultados.



Veja o artigo completo
aqui – Menno Henselmans.

✔️ Prática.

Como ler mais?

  • Não tenho tempo. Cansei de ouvir pessoas falarem que não tem tempo para ler.
    Sério mesmo? Marcus Aurelius era o imperador de Roma e tinha tempo para ler. Abraham Lincoln foi o presidente dos EUA, liderou o país na batalha contra a escravidão e tinha tempo para ler. Napoleão dominou a Europa, liderava um exército com 40.000 homens e carregava consigo 125 livros durante suas batalhas. 

  • Sim, você tem tempo. Vai parar de assistir Big Brother? Novela nunca mais? 
     Jornal nacional o escambau? Menos um episódio do Netflix? Pessoas que querem ler não tem tempo. Pessoas que querem ler criam tempo.

  • Leia 10 páginas por dia. 10 páginas por dia são 18 livros por ano. A média do brasileiro é 2 livros por ano (fonte). Você está a 10 páginas por dia de ser mais inteligente que 98% das pessoas.

  • Nunca passe 2 dias sem ler. 1 dia sem ler é um tropeço. 2 dias sem ler é o começo do analfabetismo funcional.

  • Troque de livro. Leia 20% de um livro. Se ele não agradar, passe para o próximo. 
    O objetivo não é terminar livros. O objetivo é amar ler.

  • Tenha um porquê forte. Ler é difícil. Você precisa de uma razão forte para começar.
    Ou vai desistir. Veja 13 razões aqui.

  • Leia o que você ama. Até você amar ler. Trate livros como namorados. Tá chato? Troca. Quem começa com Harry Potter acaba em Machado. Quem inverte a ordem, nunca aprende o amor pela leitura.

  • Leia vários livros de uma vez. Eu divido minha leitura em pesada, leve e idiota. Pesada são os livros que me deixam mais inteligente. Leve são livros que me deixam mais feliz. Idiota são os livros sobre qualquer coisa que me interesse no mundo (de mônica até crepúsculo). Enjoe de livros. Mas jamais enjoe de ler.

  • Compita com amigos. Comparação é um traço ancestral. Ao invés de comparar beleza e riqueza, faça diferente. Compare número de páginas lidas. Quem ficar inteligente primeiro ganha. 

  • Faça amigos leitores. Eles são os melhores. Amam ideias. Amam debater.
    Amam aprender. Se mais rodas de amigos falassem sobre livros ao invés de política,
    o mundo seria melhor.

  • Caminhe e ouça audio-livros. Caminhar é um ótimo exercício. Audiolivros são o turbo das caminhadas. Você perde gordura corporal e ganha conteúdo cerebral. Movimento é a melhor maneira de melhorar a mente.

  • Manhãs e noites. Os dois melhores horários para ler: A primeira hora do seu dia.
    A última hora do seu dia. Alguns gostam de acordar com letras. Outros gostam de pegar no sono com elas. Doidos gostam de acordar e dormir com livros. Encontre o que funciona para você.

  • Seja incomum. Aqui o dia do brasileiro comum. 5 horas por dia vendo TV. 3.5 horas por dia nas redes sociais. 7 horas por dia na internet. Leitores não são brasileiros comuns. Leitores são brasileiros incomuns. Leitores mudam pessoas, países e planetas. Uma página de cada vez.
Veja o artigo completo aqui – Matheus IM.

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Vejo você na próxima semana!

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