A batalha do século: Alto índice glicêmico contra Baixo índice glicêmico.
De um lado os defensores do bolinho integral de cacau 100% assado a 217,5ºC, do outro, os alimentos com selo”zé da obra”. O bom, simples e velho arroz branco, feijão e frango.
Hora da verdade: Qual traz mais resultados?
Resposta: Ambos.
Isso mesmo. As duas estratégias podem funcionar quando calorias e macronutrientes estão igualados.
Preocupar com a escolha de alimentos e esquecer do número de calorias é igual comprar o melhor carro da concessionária sem ter carteira de motorista.
O Problema
O que me incomoda é quando alguém se sente inferior ao comparar o seu simples prato de arroz branco com o bolinho de arroz integral feito a vapor com molho de ervas arábicas do seu amiguinho fit no instagram.
Desculpe defensores do pão integral que custa 15 reais e do bolinho de aveia egípcia com amêndoas amazônicas, mas a única área que vocês estão vencendo o zé da obra é na conta do supermercado
Índice glicêmico diz muito pouco
Um chocolate snickers pontua 55 na tabela de índice glicêmico. A melancia pontua 72. Qual dos dois ajuda mais em uma dieta de perda de gordura?
Sem dúvida a melancia. Aqui o porquê:
- Chocolate Snickers – 100g – 488 calorias
- Melancia – 1450g – 488 calorias
Quem come 1 QUILO e 450 GRAMAS de melancia em uma sentada? Ninguém em sã consciência. Agora, quem come uma barra de snickers? Eu como três se deixar.
A chave da perda de peso está no déficit calórico – comer menos calorias do que você gasta – e a densidade calórica – número de calorias pela quantidade de alimento – é o que irá te dar saciedade para sustentar uma dieta pelo resto da vida.
Ciência para alívio mental
A verdade é que se preocupar com índice glicêmico de alimentos é como se preocupar com uma gota de corante no oceano.
Prova dessa afirmação vem desse estudo que comparou a utilização de carboidratos de alto índice glicêmico e carboidratos de baixo índice glicêmico por 18 meses. No final, não foi encontrado nenhuma diferença em relação a perda de peso entre os grupos.
As pessoas morrem de medo de consumir alimentos com alto índice glicêmico por causa que acreditam que os picos de insulina irão faze-las ganhar na megasena da obesidade, mas não percebem que, em estudos, o índice glicêmico geralmente é testado pelo consumo isolado dos alimentos.
Qual foi a última vez que você mandou uma batata inglesa pura para dentro? No mínimo você a combinou com alguma fonte de proteína ou gordura que, juntos, diminuem drasticamente a velocidade de liberação da glicose no sangue.
No final, alimentos zé da obra e alimentos piérre do leblon podem funcionar. O time que você joga importa menos do que escolher uma estratégia que lhe permita continuar jogando para o resto da vida.
Conclusão
- Não é necessário morrer de medo do índice glicêmico.
- A única forma de perder peso é por meio de um déficit calórico. Uma boa seleção de alimentos ajuda com esse objetivo.
- Calorias e macronutrientes igualados trazem o mesmo resultado.
- Arroz integral e arroz branco. Ambos são ótimos e podem ser incluídos em qualquer dieta.
- Escolha os alimentos que preferir e mantenha-se consistente com eles pelo resto da vida.