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Arroz branco ou Arroz integral? E porquê índice glicêmico não importa.

A batalha do século: Alto índice glicêmico contra Baixo índice glicêmico.

De um lado os defensores do bolinho integral de cacau 100% assado a 217,5ºC, do outro, os alimentos com selo”zé da obra”. O bom, simples e velho arroz branco, feijão e frango. 

Hora da verdade: Qual traz mais resultados?

Resposta: Ambos.

Isso mesmo. As duas estratégias podem funcionar quando calorias e macronutrientes estão igualados.

Preocupar com a escolha de alimentos e esquecer do número de calorias é igual comprar o melhor carro da concessionária sem ter carteira de motorista.

O Problema

O que me incomoda é quando alguém se sente inferior ao comparar o seu simples prato de arroz branco com o bolinho de arroz integral feito a vapor com molho de ervas arábicas do seu amiguinho fit no instagram.

Desculpe defensores do pão integral que custa 15 reais e do bolinho de aveia egípcia com amêndoas amazônicas, mas a única área que vocês estão vencendo o zé da obra é na conta do supermercado

Índice glicêmico diz muito pouco

Um chocolate snickers pontua 55 na tabela de índice glicêmico. A melancia pontua 72. Qual dos dois ajuda mais em uma dieta de perda de gordura?

Sem dúvida a melancia. Aqui o porquê:

  • Chocolate Snickers – 100g – 488 calorias
  • Melancia – 1450g – 488 calorias

Quem come 1 QUILO e 450 GRAMAS de melancia em uma sentada? Ninguém em sã consciência. Agora, quem come uma barra de snickers? Eu como três se deixar.

A chave da perda de peso está no déficit calórico – comer menos calorias do que você gasta – e a densidade calórica – número de calorias pela quantidade de alimento – é o que irá te dar saciedade para sustentar uma dieta pelo resto da vida.

Escolha de alimentos é importante para perda de peso.
Não pelo índice glicêmico, mas pela saciedade e sustentabilidade no longo prazo.

Dietócrates

Ciência para alívio mental

A verdade é que se preocupar com índice glicêmico de alimentos é como se preocupar com uma gota de corante no oceano.

Prova dessa afirmação vem desse estudo que comparou a utilização de carboidratos de alto índice glicêmico e carboidratos de baixo índice glicêmico por 18 meses. No final, não foi encontrado nenhuma diferença em relação a perda de peso entre os grupos. 

As pessoas morrem de medo de consumir alimentos com alto índice glicêmico por causa que acreditam que os picos de insulina irão faze-las ganhar na megasena da obesidade, mas não percebem que, em estudos, o índice glicêmico geralmente é testado pelo consumo isolado dos alimentos.

Qual foi a última vez que você mandou uma batata inglesa pura para dentro? No mínimo você a combinou com alguma fonte de proteína ou gordura que, juntos, diminuem drasticamente a velocidade de liberação da glicose no sangue.

No final, alimentos zé da obra e alimentos piérre do leblon podem funcionar. O time que você joga importa menos do que escolher uma estratégia que lhe permita continuar jogando para o resto da vida.

Conclusão

  • Não é necessário morrer de medo do índice glicêmico. 
  • A única forma de perder peso é por meio de um déficit calórico. Uma boa seleção de alimentos ajuda com esse objetivo.
  • Calorias e macronutrientes igualados trazem o mesmo resultado.
  • Arroz integral e arroz branco. Ambos são ótimos e podem ser incluídos em qualquer dieta.
  • Escolha os alimentos que preferir e mantenha-se consistente com eles pelo resto da vida.

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Sobre o autor:

Matheus Ferreira é escritor, professor e o criador do Inteligência Muscular.

Ele acredita na construção de um corpo forte, definido e saudável sem anabolizantes.

E pensa que você vai achar que ele é importante por fingir que alguém está escrevendo essa bio (e não ele mesmo).

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