Primeiro vamos definir periodização:
Periodização é muito importante para o desenvolvimento de força, mas ainda não se sabe exatamente o seu nível de impacto no crescimento muscular.
O principal objetivo do seu treino para crescimento muscular é garantir uma forma inteligente de progressão e administração de fadiga ao longo do tempo a fim de permitir o aumento de volume ao longo da sua carreira.
A correta elaboração de um programa de treino serve para tornar esse processo mais fácil.
Existem inúmeras formas de periodização:
- Periodização Linear
- Periodização por Blocos
- Periodização Ondulatória
Periodização parece não ter um impacto enorme quando treinamos para hipertrofia, mas a correta organização das variáveis de treino e a implementação de estratégias de progressão e administração de fadiga podem servir para permitir melhores resultados no longo prazo.
Um fato é que se o seu treino parece mais uma tabela de dados da NASA, você está complicando isso em excesso. Montar o treino do exterminador do futuro 4.0 é um ótimo marketing, mas longe de demonstrar resultados incríveis na vida real.
Volume, intensidade, frequência, progressão e administração de fadiga ainda são os mais importantes. A forma que você os programa deve se adaptar aos seus limites e preferências individuais.
#Estudos
- Jonathan W. Evans – Essa revisão foi realizada para identificar se um treino periodizado é superior a um treino não periodizado para promover hipertrofia muscular, os autores concluíram que a literatura permanece indefinida sobre qual a melhor estratégia.
- Grgic et all 2018 – Nessa revisão sistemática foram comparados protocolos de treinamento periodizados VS protocolos não periodizados e se concluiu que ambos geram resultados semelhantes quando analisados os resultados em hipertrofia.
#Limitações dos estudos:
É importante notar que os estudos que temos geralmente duram em média 15 semanas e são realizados, em sua grande maioria, em indivíduos sem experiência prévia de treino.
Ainda que a literatura se apresente como neutra em relação a periodização para hipertrofia, a organização inteligente de um treino é imprescindível para bons resultados no longo prazo.
O que fazer ao invés de periodização quando o objetivo for hipertrofia?
Foque nos princípios e se torne um mestre em executa-los:
- Você está realizando um número suficiente de séries difíceis por semana? (10-20)
- Está trabalhando com uma intensidade relativa suficiente? (1-3 repetições antes da falha)
- Está treinando com frequência suficiente para acomodar a quantidade de volume que precisa? (2-6x por semana)
- Está progredindo repetições e carga ao longo dos meses?
- Está realizando alguma forma de administração de fadiga? (Deloads)
Se sim, ótimo. Se não, comece.
Conclusão
Não fique paralisado tentando descobrir qual a melhor periodização para o seu treino. Comece e ajuste no caminho.
O melhor sempre será o mínimo necessário para permitir progresso e que você consiga manter pelo resto da vida.