O livro em 3 frases.
- Princípios. Todos os negócios se sustentam com 5 pilares. Valor. Marketing. Vendas. Atendimento ao cliente. Finanças.
- Pessoas. Para entender negócios, você tem que entender pessoas.
- Valor. Sem valor não existe negócio.
Minha opinião.
O último livro que você vai precisar para montar seu negócio.
Engenheiros possuem manuais para construir pontes.
Empreendedores possuem este livro para construir negócios.
O que você vai aprender?
Você vai saber mais sobre negócios do que 90% das pessoas.
- Como negócios funcionam.
- Como começar um negócio.
- Como melhorar um negócio.
Quem deveria ler?
Empreendedores que querem saber tudo sobre negócios em uma viagem literária só.
Como o livro me mudou?
Eu subestimei o livro.
Mas ele mudou minha visão sobre negócios.
Ele me ensinou a ver princípios antes de táticas.
Me ensinou que negócios são só diferentes formas de:
- Valor.
- Marketing.
- Vendas.
- Atendimento ao cliente.
- Finanças.
Com os 5 pilares, persistência e paciência – você terá sucesso em qualquer lugar.
Top 5 ideias.
- Todos os negócios vendem alguma forma de: Dinheiro. Poder. Amor. Conhecimento. Prazer. Status. Proteção. Entusiasmo. Quanto mais claro for seu valor, mais atraente sua oferta será para seus clientes.
- Regra do mercenário. Jamais comece um negócio só por dinheiro. Criar um negócio é mais difícil do que você pensa. Se o seu único motivador for encher o bolso de grana, você não suportará 6 meses. Crie seu negócio em volta de um assunto que você ama, quer adquirir maestria e continue melhorando todos os dias.
- Escala. Multiplicação separa pequenos negócios de grandes negócios. Cafeterias do Starbucks. Lanchonetes do McDonald’s. Mercadinhos do Walmart.
- Suficiente. Você não precisa ganhar milhões para ser bem sucedido. Você só precisa ganhar o suficiente. Para continuar seu negócio. Para justificar seu tempo e esforço. Para pagar as pessoas que te ajudam. Se você é capaz disso, você é bem sucedido, não importa o quanto você ganha.
- Custo irrecuperável. Pessoas de sucesso desistem todos os dias. Desistem de coisas que não enxergam mais valor. Desistem de investimentos que não valem mais a pena. Desistem de oportunidades que se provaram furadas. Não coloque mais cimento em um buraco que não tem fundo. Sempre pergunte: sabendo o que sei hoje, eu tomaria a mesma decisão? Se o investimento de tempo, esforço e dinheiro não vale mais a pena, vá embora.
Resumo completo.
Tabela de conteúdos
Princípios dos negócios.
Todo negócio de sucesso é criado em 5 passos.
- Crie algo de valor.
- Que outras pessoas querem ou precisam.
- A um preço que estejam dispostas a pagar.
- Que satisfaça suas necessidades e expectativas
- E crie lucro suficiente para justificar os riscos do dono.
Ou.
- Criação de valor (produtos ou serviços).
- Criação de interesse (marketing).
- Transações (vendas).
- Entrega do valor (entregue suas promessas).
- Lucro suficiente (finanças).
Tire qualquer dessas áreas – e o seu negócio explode.
- Valor não pode ser criado sem conhecer os problemas e desejos de quem você quer servir.
- Não dá para atrair clientes sem chamar atenção e criar interesse (marketing).
- Atenção não é nada sem fechar negócios (vendas).
- Para fechar uma venda, antes você deve ser capaz de entregar o que é prometido (entrega do valor).
- Sem lucro suficiente você não é capaz de seguir com suas operações (finanças).
Não são segredos da NASA, mas são áreas necessárias para um negócio de sucesso.
Faça-as bem – e seu negócio cresce.
Faça-as mal – e seu negócio explode.
Valor.
12 formas de criar valor.
- Produto. Crie algo que outros desejam ou precisam.
- Serviço. Ajude uma pessoa em troca de uma taxa.
- Compartilhamento. Crie algo que pode ser usado por muitos. Exemplos: academias, Uber, Airbnb.
- Inscrição. Ofereça acesso a algo em troca de uma taxa. Exemplos: sites, revistas, tv a cabo.
- Revenda. Compre algo e venda mais caro. Exemplo: um fazendeiro vende maçãs para um supermercado. E o supermercado vende as maçãs para você mais caro.
- Aluguel. Adquira um ativo. Permita que outras pessoas usem este ativo em troca de uma taxa. Exemplos: casas, carros, barcos.
- Agência. Realize as vendas e marketing para um produto que não é seu. Exemplos: agentes literários, agências de marketing e imobiliárias.
- Agregação de audiência. Conquiste a confiança de um grupo similar de pessoas e venda o acesso a essa audiência a terceiros. Exemplo: anúncios em sites, influencers no instagram.
- Empréstimo. Empreste dinheiro em troca de juros recorrentes.
- Opção. Venda o acesso a um certo valor. Exemplos: ingresso a um show, acesso a um curso, participar de uma palestra.
- Seguro. Transferir o risco do comprador para o vendedor em troca de uma taxa. Exemplos: seguro de carros, casas e bens.
- Capital. Compre uma parte de um negócio. Exemplos: investimentos em negócios, ações e projetos.
Todos os negócios vendem alguma forma de:
- Dinheiro.
- Poder.
- Amor.
- Conhecimento.
- Prazer.
- Status.
- Proteção.
- Entusiasmo.
Quanto mais claro for seu valor, mais atraente sua oferta será para seus clientes.
Protótipo.
Se você não tem vergonha do seu primeiro produto/serviço, você demorou demais para começar.
Crie a melhor oferta que você é capaz.
Depois, melhore 1% todos os dias enquanto aprende e recebe feedback.
Como avaliar um mercado?
Dê uma nota de 1-10 para os critérios abaixo.
0 – extremamente ruim.
10 – extremamente bom.
Se estiver em dúvida, seja conservador.
- Urgência. Quão desesperadas elas estão pelo seu produto ou serviço?
- Tamanho do mercado. Quantas pessoas compram este produto ou serviço?
- Potencial de preço. Qual é o preço mais alto que um cliente está disposto a investir nessa solução?
- Custo por aquisição de cliente. Quanto vai custar para conseguir um cliente, em dinheiro, esforço e tempo?
- Custo para entregar valor. Quanto custa criar e entregar o valor oferecido, em dinheiro, esforço e tempo?
- Exclusividade. O que você oferece que ninguém mais no mercado oferece? E quão fácil é para seus competidores copiarem você?
- Velocidade. Quão rápido você pode criar algo para vender?
- Investimento inicial. Quanto de dinheiro você precisa investir antes de vender?
- Venda casada. Quais produtos e serviços extras você pode vender aos seus clientes?
- Valor eterno. Uma vez criada sua oferta, quanto trabalho extra é necessário para replicá-la e criar outra venda?
Some tudo e tire e divida por 10.
Se a nota for menor que 5 – existem lugares melhor para você investir seu dinheiro e tempo.
Se a nota for maior que 7 – você tem uma boa ideia, todo vapor á frente.
Entre 5 e 7 – será possível pagar as contas, mas não espere um negócio bilionário.
Os benefícios de um mercado competitivo.
- Se pessoas ganham dinheiro com isso, você pode ganhar dinheiro com isso.
- Você pode pesquisar as melhores práticas de vendas e marketing para criar o seu plano.
- Você pode procurar áreas onde seus competidores pecam e melhorá-las.
Regra da competição.
Entre dois mercados atraentes, escolha o que possui mais competidores.
Aqui o porquê: quando você sabe que existem clientes pagando por esse serviço ou produto, seus riscos diminuem drasticamente.
Regra do mercenário.
Jamais comece um negócio só por dinheiro.
Criar um negócio é mais difícil do que você pensa.
Se o seu único motivador for encher o bolso de grana, você não suportará 6 meses.
Crie seu negócio em volta de um assunto que você ama, quer adquirir maestria e continue melhorando todos os dias.
Regra do aventureiro.
Antes de começar um negócio, teste a resposta do mercado a sua ideia.
Mudar o mundo é difícil quando você não consegue pagar suas contas…
O que as pessoas consideram antes de comprar?
- Eficiência. Quão bem isso funciona?
- Velocidade. Quão rápido isso funciona?
- Confiança. Posso confiar nisso?
- Facilidade. Quanto esforço é preciso para funcionar?
- Flexibilidade. Quantas coisas isso faz?
- Status. Como isso influencia a maneira que outros me enxergam?
- Aparência. Quão atraente é?
- Emoção. Como isso me faz sentir?
- Custo. Quanto eu preciso dar para receber isso?
Marketing.
Atenção é escassa.
Trabalho. TV. Faculdade. Família. Saúde. E-mail. Séries. Filmes.
Você está competindo com tudo no mundo.
Para ser notado, você precisa encontrar uma forma de chamar a atenção dos seus clientes e provar que você pode entregar algo mais interessante e útil do que as outras alternativas.
Não seja um idiota.
Dá para ganhar muita atenção sendo um idiota.
Mas isso não traz vendas.
O seu objetivo é atrair a atenção das pessoas que vão comprar de você.
Todo tempo e energia investido em idiotices tira das reservas que poderiam ser investidas criando valor aos seus clientes.
Desejo.
Para alguém pagar pelo que você oferece, eles têm que querer isso.
É impossível criar desejo – só é possível canalizá-lo.
Marketing não é feito para criar um desejo. Marketing é feito para canalizar os desejos já existentes de um público para o que você oferece.
O trabalho do marketing não é convencer pessoas a comprarem. O trabalho do marketing é convencer pessoas de que o que você oferece vai ajudá-las a conquistar o que elas querem.
Grátis.
Se quiser conquistar atenção rápido, entrega algo de extremo valor de graça.
Exemplo: meu livro.
Narrativa.
O melhor marketing é uma boa história.
Não fale os benefícios do seu produto.
Conte uma história de como seus serviços e produtos resolvem nossos problemas.
Controvérsia.
Quer uma audiência? Comece uma luta.
Defenda um ponto de vista que nem todos vão concordar, aprovar ou suportar.
Resultado.
Não venda o processo, venda o resultado.
Muitos não ligam para dieta e exercícios, eles só querem ficar bem em roupas e melhorar sua saúde.
Muitos não ligam para cursos, eles só querem ficar mais inteligentes.
Esqueça o que o seu produto faz.
Apenas fale o que o seu produto pode fazer pelo seu cliente.
Reputação.
Construir uma reputação de autoridade e valor demanda tempo e esforço.
Mas é a estratégia de marketing mais eficiente que existe.
Vendas.
Barreiras para comprar.
O trabalho principal de um vendedor é eliminar as barreiras que estão entre a compra e o cliente.
Tipos:
- Muito caro… Mostre quão barato é comparado com a quantidade de valor que você entrega.
- Não vai funcionar… Reforce como funcionou para alguém parecido com seu cliente.
- Eu posso esperar… Afirme uma oferta com tempo limitado. Reforce o que o seu cliente está perdendo por esperar.
- É muito difícil… Explique como sua oferta é simples, fácil e rápida.
Basicamente, vendedores fazem duas coisas:
- Convencem o cliente que a objeção é irrelevante.
- Convencem o cliente que a objeção não é verdade.
Se conseguirem, a venda é feita.
Se não conseguirem, a venda não é feita.
Se conseguirem e mesmo assim a venda não for feita, provavelmente o cliente não tem o poder de decisão sozinho.
Negociação.
O poder da negociação está nas mãos de quem está disposto a sair da negociação sem um acordo.
—
Se você não tem opções, você se torna um escravo da negociação.
—
Não fazer nenhum acordo é melhor do que fazer um acordo ruim.
—
Três passos para negociar.
- Ambiente. Estabeleça um bom ambiente para a negociação. Vestimentas. Ambiente. Modo de contato.
- Estrutura. Faça sua oferta focando no valor que você criará para outra pessoa. Prepare argumentos para superar objeções.
- Finalize. Três finais possíveis: fechar o seu acordo, fechar um acordo de equilíbrio entre o que você queria e o que eles querem, ou não fechar nenhum acordo.
Quanto devo cobrar? 4 formas de decidir.
- Único. Quanto custa replicar seu produto? Calcule o custo da criação, o tempo e esforço investido e precifique de forma justa.
- Mercado. Quanto seus competidores cobram por um produto parecido?
- Valor futuro. Quanto de dinheiro pode trazer no futuro? Quanto tempo pode poupar?
- Valor comparado. Quais são as características únicas que você oferece? Por exemplo, imagine que o Elvis fizesse um último show, imagine quão valioso isso seria comparado a outros shows…
Venda valor.
Ao escolher o preço do que você oferece, se baseie no valor que você cria.
Se você oferecer algo único para uma pessoa específica, você venderá mais e por valores mais altos.
As três riquezas universais.
- Recursos. Dinheiro. Ouro. Carros. Casas. Tudo que carrega valor para você e para outros.
- Tempo. Você pode fazer dinheiro com seu tempo. Ou pode usar seu dinheiro para ganhar mais tempo (contratar pessoas).
- Flexibilidade. Sempre que você trabalha em algo, você está sacrificando sua flexibilidade de fazer outra coisa.
Usando as três riquezas.
- Se você quer ganhar mais (recursos), você pode oferecer mais tempo ou flexibilidade para seu chefe.
- Se você quer mais tempo livre, você pode negociar ganhar menos (recursos) ou trabalhar apenas meio período (flexibilidade).
Conhecer as três riquezas universais dará a você uma maior capacidade para negociar e conquistar o que você quer.
Entrega do valor.
Previsibilidade.
Você deve sempre entregar o mesmo valor. Sempre chegar no horário. Sempre ser um prazer de trabalhar em conjunto.
Imagine se a cada 10 coca-colas compradas 2 viessem estragadas, isso destruiria o negócio.
Distribuição.
Como você entrega o seu valor?
- Direto ao consumidor. Quando você compra um corte de cabelo, o serviço é entregue diretamente a você.
- Intermediários. Quando você compra uma maçã no supermercado, você está comprando de um intermediário.
Multiplicação.
Multiplicação define a facilidade de replicar o valor do seu produto.
E-books são mais fáceis de replicar que carros.
—
Multiplicação é o que separa pequenos negócios de grandes negócios.
- Cafeterias do Starbucks.
- Lanchonetes do McDonald’s.
- Mercadinhos do Walmart.
Escala.
Escalar um negócio é a habilidade de replicar o seu valor múltiplas vezes na medida que a demanda aumenta.
Quanto mais fácil for replicar o seu valor, mais escalável é o seu negócio.
Sistemas.
Criar um processo é necessário para escalar um negócio.
Uma vez com um processo, seu negócio se torna replicável.
Disso, nascem franquias colossais.
- McDonald’s.
- Wise-up.
- Cacau Show.
Finanças.
As 4 formas de ganhar mais.
- Aumentar o número de clientes que você serve.
- Aumentar o número de vendas por cliente.
- Aumentar a frequência de vendas por cliente.
- Aumentar o preço.
Fluxo de caixa.
Seu negócio é como uma banheira.
Quer mais água na banheira? Então, coloque mais água ou diminua a quantidade de água que vai pelo ralo.
Quanto mais água entra – e menos água sai – mais água temos na banheira.
Gastos e ganhos de um negócio funcionam da mesma maneira.
Custo de oportunidade.
Todo tempo, esforço e dinheiro investido em algo é tempo, esforço e dinheiro que poderia ser investido em outro algo.
- Se você paga seus colaboradores menos do que eles poderiam receber trabalhando em outro lugar fazendo o mesmo serviço, por que eles trabalhariam para você?
- Se alguém pode receber algo de graça e você está cobrando R$200,00, por que alguém compraria de você?
—
Sempre pergunte.
O que eu estou sacrificando ao fazer essa decisão?
—
Não fique louco.
Ficar paralisado também tem um custo.
Escolha a melhor opção no momento – e adapte enquanto caminha.
Suficiência.
É o ponto onde o negócio traz lucro suficiente para que o dono acredite que valha a pena continuar.
—
Você não precisa ganhar milhões para ser bem sucedido.
Você só precisa ganhar o suficiente:
- Para continuar seu negócio.
- Para justificar seu tempo e esforço.
- Para pagar as pessoas que te ajudam.
Se você é capaz disso, você é bem sucedido, não importa o quanto você ganha.
—
Pergunte.
Quanto eu preciso ganhar para me permitir ser bem sucedido?
Custo irrecuperável.
São investimentos de energia, tempo e dinheiro que são impossíveis de serem recuperados.
—
São fáceis de entender. Mas dolorosos de aplicar.
- Quando você está trabalhando há anos em uma empresa que você não gosta…
- Quando você investiu milhares de reais em uma faculdade que não gosta…
- Quando você está há anos com uma pessoa que não gosta mais…
É difícil desistir.
—
Dica:
Você vai cometer muitos erros olhando para o passado.
Mas continuar persistindo nesses erros é uma escolha sua no presente.
Não coloque concreto em um buraco sem fundo.
Se o investimento de tempo, dinheiro e esforço não vale a pena, vá embora…
A mente humana.
Entenda pessoas – e você entende negócios.
O que move pessoas?
- Conquistar. Status. Poder. Influência. Fama. Dinheiro.
- Conexão. Se sentir parte de um grupo. Relacionamentos. Se sentir amado.
- Aprender. Conhecimento. Competência. Ensinar.
- Defender. Proteger nossos valores, propriedades e pessoas que amamos.
- Sentir. Amor. Prazer. Evitar dor. Entusiasmo.
Motivação.
Motivação pode ser dividida em duas áreas.
- Se aproximar de coisas que nos causam prazer.
- Se afastar de coisas que nos causa dor.
—
Dor machuca mais do que recompensas criam felicidade.
É mais fácil vender aspirina do que vitamina C.
—
Existem duas formas de motivar uma mula com uma cenoura.
Pela frente é sustentável e agradável, mas pode ser lento se a mula está na zona de conforto…
Por trás é doloroso e difícil, até pode colocar a mula em movimento, mas ninguém aguenta ficar sofrendo por muito tempo…
O ideal é encontrar o equilíbrio entre agradável o suficiente para ser sustentável no futuro – e doloroso o suficiente para te fazer entrar em ação no presente.
Nível de referência.
Ação nasce da diferença entre o que queremos e o que temos.
Para mudar um comportamento, mude seu nível de referência.
- Se você quer emagrecer, torne inaceitável viver sedentário.
- Se você quer gastar menos, torne inaceitável comprar por impulso.
- Se você quer trabalhar menos, torne inaceitável levar serviço para casa.
Mude seu nível de referência.
E você mudará seu comportamento.
Conservação de energia.
Pessoas são naturalmente preguiçosas.
Se você manter seu nível de referência baixo, você terá resultados baixos.
- Se ficar obeso é ok, você vai parar de se exercitar.
- Se você ganha o suficiente, você para de procurar como ganhar mais.
- Se você está satisfeito com seu círculo social, você para de procurar amigos.
Pessoas só entram em ação quando o seu nível de referência é violado.
Livros. Documentários. Competidores.
Todos são ótimos para romper o que você antes acreditava ser impossível.
Tudo que você precisa saber é se é possível aquilo que você deseja.
Depois disso, você dá um jeito.
Trabalhando com você mesmo.
Objetivos.
Ter um objetivo vago é como ir em um restaurante e falar:
“Estou com fome. Quero comer…”
Você vai continuar com fome até pedir algo.
—
Seja específico.
Não fale que quer subir uma montanha.
Diga:
- Qual montanha.
- Onde.
- Quando.
- Por que.
Assim que você toma a decisão de atingir seu objetivo, sua mente começa a trabalhar em formas de conquistá-lo.
—
Hoje.
Objetivos são ações que você faz hoje, e não amanhã.
—
Concreto.
“Eu quero ficar magro” – não funciona.
“Eu quero perder 10 kg em 3 meses” – esse pode funcionar.
—
Controle.
Foque em ações, não resultados.
Perder 10 kg em 3 meses pode funcionar, ou não.
Isso não está sobre seu controle.
Um objetivo melhor seria fazer 30 minutos de exercícios por dia e ajustar suas calorias. Esses estão sob o seu controle.
—
O que não é medido, não é melhorado. – Peter Drucker
—
Trocar de objetivos é ok.
Algumas vezes queremos algo – só para descobrirmos que depois não queremos mais.
Não se sinta mal – isso se chama aprendizado.
Decisões.
Reúna 40-70% da melhor informação que você conseguir.
Depois, entre em ação.
Se você esperar saber tudo, você nunca fará nada.
—
Incapacidade de tomar uma decisão acontece porque você está tentando encontrar o “melhor” caminho no presente.
A verdade é que isso não importa. Escolha algo e vá.
Descubra enquanto caminha.
Próxima ação viável.
Qual é a próxima ação viável que você pode fazer hoje para avançar seus objetivos?
—
Você não precisa saber tudo.
Você só precisa saber qual é o próximo passo.
—
Escrever um livro nada mais é que escrever uma página por 1 ano.
—
Se você completar uma ação molecular por dia, é uma questão de tempo até você completar seu projeto.
Ciclos de energia.
Administre sua energia, não o seu tempo.
—
Trabalhe como um leão: alta energia seguida de descanso.
E não como uma vaca: energia baixa por longos períodos.
—
Não force a barra.
Descanso é melhor do que castigo quando algo não está dando certo.
4 formas de terminar uma tarefa.
- Finalizar a tarefa.
- Delegar a tarefa.
- Não fazer mais a tarefa.
- Agendar a tarefa para o futuro.
Lei de Parkinson’s.
O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão.
Trabalhando com outros.
Tríade de ouro.
Sempre trate outros com:
- Apreciação. Expresse sua gratidão pelo que outros fazem por você, mesmo quando não é perfeito.
- Educação. Seja educado, puro e simples.
- Respeito. Honre a reputação do outro.
Trate outros com esses princípios – e eles se sentirão importantes e seguros ao seu lado.
Poder.
Ninguém pode obrigar ninguém a nada.
Tudo que podemos fazer é agir de uma forma que encoraje outros a fazer o que sugerimos.
Influência é o maior poder.
—
Como ganhar poder?
Faça coisas que aumentem sua reputação.
Quanto mais pessoas reconhecerem e respeitarem sua competência, mais poder você terá.
Prova social.
Pessoas seguem a boiada.
Nós olhamos para outros para tomar decisões.
“Se muitos acham bom, então deve ser bom.”
Autoridade.
Nós seguimos autoridades.
Médicos têm mais influência do que açougueiros.
Trabalhe para ser visto como uma autoridade – e mais pessoas vão aceitar sua oferta.
Expectativas.
Pessoas crescem até os níveis de que você espera delas.
Espere muito das pessoas para retirar o máximo delas.
Sistemas.
Processo.
Todos os processos de um negócio podem ser quebrados em uma lista de tarefas.
—
Exemplo.
Marketing -> Lead -> Venda -> Entrega -> Lucro.
Desconstrua.
Quebre uma tarefa que você faz com frequência no seu negócio.
Crie uma lista de próximos passos.
Siga-os sempre.
Métrica certa de performance.
“É melhor uma boa resposta para a pergunta certa do que uma resposta perfeita para a pergunta errada.” – John Tukey.
- Não seja o cara com 100 livros lixo. Seja o cara com um livro espetacular.
- Não seja o cara com um milhão de seguidores. Seja o cara com 100 fãs fieis.
- Não seja o cara com mais “likes”. Seja o cara que cria o maior valor.
Automação.
Encontre uma forma de tornar automática tarefas repetitivas.
Quanto menos esforço for necessário para operar um sistema, mais escalável ele é.
O paradoxo da automação.
Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 homens ordinários.
Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de 1 homem extraordinário.
Equilíbrio.
Ninguém pode dizer o que é trabalho demais ou de menos para você.
Só fazendo você será capaz de descobrir.
Resiliência.
Ter a flexibilidade e a força para aguentar tudo que a vida jogar em você é o maior ativo de um negócio.
Um ajuste nas suas estratégias pode ser a diferença entre sobrevivência e desastre.
Aqui como ter resiliência nos negócios.
- Não faça dívidas.
- Tenha um custo baixo.
- Tenha uma reserva de emergência.
- Tenha vários produtos e serviços.
- Tenha uma audiência fiel.
- Tenha back-ups e cópias de tudo que é valioso.
Conclusão.
Tartarugas são tediosas.
São lentas. Não correm. Não voam.
Mas são tanques da natureza.
Comem de tudo. Podem se abrigar no inverno. Vivem muito.
Tigres, por outro lado, são esplêndidos.
Dependem da sua força, velocidade e poder para caçar suas presas.
Quando os tempos são bons, tigres são os reis da selva.
Mas quando as presas desaparecem e os tempos se tornam difíceis, a morte os elimina impiedosamente.
Após uma pandemia mundial, o mundos dos negócios precisa mais do que nunca de tartarugas do que de tigres.
—
Fechamento.
Essas foram as ideias que mais me impactaram no livro.
Espero que elas ajudem você tanto quanto me ajudaram.
Se quiser ver mais resumos de livros, veja esta página.
Obrigado por ler até o final. Isso me deixa muito feliz.