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Mestre dos fundamentos VS Louco por detalhes

Eu passava horas pesquisando sobre suplementos, treinos e as melhores dietas.

Resultado: virei um louco por detalhes. Foquei nas árvores, esqueci a floresta.

  • Ciclo de carboidratos.
  • Suplementos farofa (BCAA’s, glutamina, tribulus, termogênicos e um grande ETC)
  • Jejum.
  • Periodização.
  • Trocar de treino toda semana.
  • Técnicas avançadas (FST-7, GVT, Drops, Rest-pause e outro grande ETC)
  • Igualar “grau de dificuldade” com “bom treino”.

Tive alguns resultados. Só que não o que você esperaria em 2 anos de grunhidos intensos, suores excessivos e repetições até a morte súbita de membros.

Tudo mudou quando comecei a estudar. Livros, ciência e experts. Esses foram os mapas que me ajudaram a parar de focar na poeira e começar a enxergar os diamantes.

O que importa é o simples executado com consistência por longos períodos. Eles são tediosos e não ganham milhares de likes no instagram.

Mas FUNCIONAM.

  • Cardio. 30-60 minutos de caminhada (todo dia).
  • Nutrição. Calorias, proteína (2g/kg), verduras e frutas, 3 refeições por dia e creatina.
  • Treino. 10-20 séries por músculo, chegar próximo da falha, progredir repetições e cargas e fazer exercícios com bom estímulo e pouca fadiga.
  • Administração de estresse. Menos TV, menos jornal, menos pessoas tóxicas, mais caminhadas, livros e tempo escrevendo.
  • 7-8 horas de sono por dia. Até nos dias onde você acorda na casa da sua namorada após uma balada insana – e você não tem namorada.
  • Tomar sol. Salvo vampiros.
  • Suplementos. Tribulus terrestris (brincadeira).

Por que ninguém se preocupa com isso antes de se perder nos detalhes? Ótima pergunta.

  • Desinformação. O simples e efetivo não é uma boa estratégia de marketing. A indústria tenta te vender o intenso, o insano e o extremo (crossfit). O problema é que eles geram mais frustrações que sucessos.
  • São óbvios. As pessoas não dão o valor que os fundamentos merecem. Erro crucial.
  • Falta de priorização. As pessoas focam 2000% de energia em áreas que dão 10% de resultados (pump, mudar de treino toda semana, suplementos, número de refeições, suor, dor.). 

E por último: as pessoas acreditam que precisam de muito mais esforço do que é necessário para ter ótimos resultados com treino e nutrição. Elas ignoram as mangas no pé da árvore e vão em busca daquelas no topo.

Vamos expandir nesse último.

Fundamentos trazem mais resultados que detalhes

Você é menos avançado do que pensa.

Com 1-2 anos de treino, em uma escala de desenvolvimento (com 10 sendo o Arnold e 1 sendo um graveto humano) a maioria acredita que está entre 7-8, e que só precisam do próximo segredo dos deuses da hipertrofia para alcançar o 9.

A maioria ganharia uma nota 5 (ou menor). Triste, mas verdade.

Motivo? Pular os fundamentos e ficar loucos por detalhes. 

  • Sacrificar o volume de treino e ir em busca de rotinas da NASA.
  • Sacrificar calorias e ficar louco pela razão ideal entre carboidratos e gorduras.
  • Não saber o que é proteína, mas estocar 4 caixas de BCAA ‘s para a pandemia.

Sem os fundamentos – e a aplicação deles diária por meio de hábitos – todos os truques na manga dos mágicos do crescimento muscular dão tanto resultado quanto abastecer um carro com suco de uva.

Faça um X na caixa dos fundamentos 28 dias do mês por 2 anos e você pode facilmente sair de um físico nota 2 para um 6 ou 7. Também funciona para um físico  “5-6 por 10 anos” ir para um 8 ou mais.

Sempre que eu estou ferrado (e sim, acontece frequentemente) a primeira coisa que eu faço é ter certeza de que eu estou sendo um mestre nos fundamentos e não um louco dos detalhes.

E sempre – repito: SEMPRE – há espaço para melhora.

Não é sexy, mas funciona.

 

Como colocar os fundamentos em ação?
Dicas práticas.

  • Crie hábitos. Motivação te faz começar. Disciplina te faz continuar. Mas hábitos fazem você manter para o resto da vida.
  • Estude. Aprenda a montar o seu treino e nutrição. Para que você não seja mais enganado e comece a pensar com o grau crítico de um profissional.
  • Paciência. Resultados demoram. Mais do que você pensa. Nada de valor é atingido em 12 semanas (isso sem ferrar sua saúde). Dê o tempo necessário para atingir seus objetivos. Eventualmente, você vai chegar lá.
  • Encontre bons profissionais. Esse artigo é uma bela porta de entrada. Ou, confie em mim. Eu sou um bom profissional (minha mãe assegura).
  • Pense melhor. Use essa regra: em qualquer área sempre comece pelos princípios. Depois, aprofunde nos detalhes (se necessário). Funciona com tudo: fitness, negócios ou música.

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Sobre o autor:

Matheus Ferreira é escritor, professor e o criador do Inteligência Muscular.

Ele acredita na construção de um corpo forte, definido e saudável sem anabolizantes.

E pensa que você vai achar que ele é importante por fingir que alguém está escrevendo essa bio (e não ele mesmo).

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