Essa semana o site IM completou um ano.
Todo dia ele melhora. Reflexo de leitura, pesquisa e escrita.
Esse artigo vai compartilhar 12 lições que tive na minha jornada escrevendo na internet e refletir sobre a direção do meu site no futuro.
Esse é um artigo espelho.
É o que eu gostaria de saber um ano atrás. Vai te poupar dos meus tropeços, das minhas dores e dar um pingo de coragem para começar algo seu.
Algumas lições farão sentido. Outras, você terá que aprender sozinho.
12 lições em 365 dias escrevendo na internet
Tabela de conteúdos
Table of Contents
Ninguém se importa com você.
Já derramou uma gota de pasta de dente na camisa e pensou: “Estou acabado. Todo mundo vai notar o completo idiota que eu sou. Olhe essa mega MANCHA. Civilizações futuras darão risadas eternas ao meu respeito.”
A festa passa e nenhuma alma nota o desastre que você é. Pior, ainda perguntam onde você comprou sua bela vestimenta.
Esse é o efeito holofote.
Achamos que sempre existe um holofote em nós, mostrando todas as nossas falhas e inseguranças para o mundo. Porém, esquecemos que todos os outros também acham que existe um holofote sobre suas cabeças. Eles estão milhares de vezes mais preocupados com suas próprias vidas do que com uma droga de mancha na sua camisa.
Isso é libertador.
Significa que você deve seguir seus interesses independente do que os outros pensam. Na maioria das vezes, eles não vão pensar nada.
Aplicando no meu site.
Me pergunte: quantos dos meus amigos sentam comigo e falam dos artigos que eu criei? Quantos apontam as minhas falhas? Quantos apontam a fraude que eu sou? Quantos perguntam quem eu penso que eu sou para estar escrevendo sobre esses assuntos online?
Poucos. Beiram o zero. Só alguns rolamentos escada abaixo em brigas por causa da síndrome do impostor. A maioria acha meu trabalho legal ou não dá a mínima.
Não deixe que falsos holofotes te impeçam de começar nada na vida. Pouquíssimas pessoas se importam com o que você faz. As outras que se importam, podem achar seu trabalho incrível.
No final das nossas vidas vamos nos arrepender muito mais do que deixamos de fazer do que daquilo que fizemos. Pense nisso.
Seu crítico interno vai tentar destruir seu trabalho
Perfeccionismo é uma desculpa. É onde covardes se escondem.
“Não está pronto ainda” – Diz o criador bundão 5 anos mergulhado no seu trabalho.
O verdadeiro artista pega a mínima qualidade viável e entrega o primeiro vídeo, o primeiro artigo, a primeira música, o primeiro poema. Droga, até a primeira foto no instagram.
Um: Como visto acima, ninguém se importa.
Dois: Você começa. O que tira um peso gigante das suas costas e te abre para um mundo de oportunidades de aprendizado.
A qualidade é a filha da quantidade. Quanto mais vídeos você grava, melhor seus vídeos ficam. Quanto mais você escreve, melhor seus textos ficam. Quanto mais fotos você tira, mais bonito você fica… É… Bom, talvez não, mas você pegou a ideia.
Ideias são como peidos mentais. É a execução que importa.
Não tenha medo de parecer um completo idiota hoje. Esses são os gênios do amanhã.
Existem duas dores. A do criador bundão e a do guerreiro.
A do bundão é invisível hoje, mas, com o tempo, se transforma em frustração e ressentimento. A do guerreiro é grande hoje, mas se transforma em orgulho e coragem no futuro.
Não existe saída. Escolha qual dor você quer.
Opiniões são como bumbums – Alguns não cheiram bem…
Todo mundo tem uma opinião sobre tudo. Futebol, política, religião, a novela das oito. Mesmo com 1% de conhecimento sobre essas áreas.
O que faz você pensar que o seu trabalho será diferente?
Uns vão adorar. Outros, te achar um completo otário.
Ignore todo mundo.
Foque no que você quer, no que você gosta e no que você quer desenvolver. Em um mar de opiniões, agrade a pessoa mais importante: você. Por mais estranho que seja, essa é também a melhor forma de agradar os outros.
Não tenha pressa, seu trabalho melhora todo dia.
Por que escrever em 2021?
- Escrever ensina a pensar. Pensar é a arma mais poderosa do universo.
- Escrever mostra os buracos no seu conhecimento. Uma vez vistos, você pode preenchê-los com conhecimento.
- Escrita fortalece ideias. Ela solidifica seus pensamentos e te permite melhorá-los por meio do fogo da edição.
- Escrita é uma lupa. Ela te torna capaz de encontrar diamantes entre ideias complexas.
- Escrita é um mapa. Ela te ajuda a compreender melhor o mundo – externo e interno.
- Escrita treina sua fala. Ela vai te ajudar a falar melhor, vender melhor, ganhar mais e acelerar sua carreira.
- Escrita é a língua da internet. Quem ensina mais, quem cria mais é quem ganha mais.
- Escrita não é a droga do ENEM. Escrita não é para fazer uma redação lixo com um tema inútil. Escrita é para propor soluções para os problemas mais complexos do mundo. É para fortalecer suas ideias, defender o que você acredita e levantar soluções para problemas dignos de se resolver.
- Escrita é o segredo dos líderes. As pessoas mais importantes da história dominavam a arte do discurso. Sabe o que também essas gargantas douradas faziam? Escreviam.
Escrever é difícil. Escrever bem é INSANO.
- Escreva menos, fale mais. As melhores ideias são curtas e impactantes.
- Evite clichês. Escreva para leitores inteligentes e ocupados.
- Seja simples. Entre duas palavras, escolha a mais simples. Entre as simples, escolha a menor. Se você não usaria a palavra em um bar, não a escreva.
- Seja breve. Entregue o maior número de ideias com a menor quantidade de palavras. Esse é o maior favor que você pode fazer para o seu leitor.
- Seja impactante. Me fale algo que eu não sei. Me fale algo que exploda minha mente. Fale como duas coisas são parecidas e ninguém nunca notou. Beija-flores e helicópteros. Janelas e olhos. Músculos e cidades.
- Use metáforas. Ensinar por metáforas salva 50% de energia. Isso porque você já sabe como a outra metade funciona. Por exemplo, escreva como fala. Você já sabe falar. Só falta escrever.
- Use histórias. Odiamos palestras. Amamos histórias. Me conte como você sofreu, errou, fracassou e, com muita luta, conseguiu aprender algo e ter sucesso. Quando você enxergar olhos brilhando é porque suas histórias acenderam seus corações.
- Mais pontos. Menos vírgulas. Usar pontos é direto. Torna tudo fácil de entender. Coloca uma pitada de estilo. Entrega uma ideia por frase. Facilita a digestão mental.
- Escreva rápido. Reescreva tudo. Corte a maioria. Escreva tudo que pensa no primeiro rascunho. Depois, reescreva nas melhores palavras. Por fim, corte tudo, salve as ideias de ouro e entregue o menor artigo com as maiores ideias. Escrever é reescrever. O prazer do leitor nasce da quantidade de dor do autor investida na obra.
- Leia. Todos os escritores sérios são leitores compulsivos. Todos os escritores também roubam as ideias dos seus autores favoritos. Negar é mentir.
- Criatividade. Originalidade é só uma questão de obscuridade das suas fontes. Se você tiver uma ideia, mas pensar que “alguém já criou algo sobre isso”, lembre que existem 1010 biografias do senhor Winston Churchill.
- 5 segundos. É isso que você tem para prender atenção do leitor. Livros, blogs, e-mails – Passe disso e você perde seus leitores. Seu conteúdo não precisa ser pequeno, mas deve comprar a atenção do seu leitor antes do seu próximo piscar de olhos.
- Escreva sobre o que você se importa. Resolva um problema. Crie valor. Entregue uma solução melhor. Se agrade e você agradará seus leitores.
- Stephen King – sobre a escrita
- Willian Zinsser – On writing well
- Dad Squarisi e Arlete Salvador – A arte de escrever bem
- Chip Heath e Dan Heath – Ideias que colam
Ensinar é a melhor forma de aprender. Criar é ensinar com TURBO.
O conhecimento que internalizamos é o que usamos. O livro que você lembra é o que você escreve. O podcast que você aprende é o que você grava. O vídeo que você aprende é o que você filma.
Você não precisa virar um escritor, radialista ou youtuber. Só uma coisa é necessária: tomar notas. Criar em cima do que consumiu.
Entrar no coliseu é melhor do que ficar na plateia
Seja incrível. Conte ao mundo. Esqueça atalhos.
- Dinheiro
- Músculos
- Sabedoria
- Credibilidade
- Relacionamentos
Se prepare para o limbo
Demorou 10 anos para o Bill gates ser considerado um sucesso do dia para noite. O mesmo para o Steve Jobs – criador do famigerado smartphone da maçãzinha.
Não deixe que os anos de sombras e dificuldades apaguem os sonhos da sua alma. Com força, consistência e melhora, logo seus projetos iluminarão o mundo.
- Montanhas são projetos que geram estresse, dúvidas e dificuldades no curto prazo, mas se pagam no futuro.
- Ruas sem saída são como montanhas, mas sem a parte do “se pagam no futuro”.
Compita em áreas que você pode ser o melhor
Eu não tenho a melhor genética do mundo.
Posso usar anabolizantes só para alcançar um físico médio comparado a todos os outros atletas insanos que temos no Brasil. Ou, posso inspirar pessoas a desenvolver seus físicos sendo naturais e me divulgar como um defensor desse esporte. No primeiro, estou competindo com milhares. No segundo, alguns. Qual tenho maior chance de ser o melhor?
O mesmo na escrita.
Quantos marombas você conhece que conseguem escrever um parágrafo sem cometer tantos erros gramaticais que explodiriam um professor de gramática?
Ser tão bom que não possam me ignorar. Eu facilito isso entrando em jogos que me dão vantagens únicas e tenham poucos competidores. Isso é criar um oceano azul e parar de competir no mar vermelho cheio de tubarões.
—
Essas foram as ideias que me marcaram no último ano.
Para aqueles que contaram foram 11 lições. A décima segunda é a seguinte: sempre cumpra suas promessas. Uma hora alguém vai te cobrar.
Vamos para as reflexões sobre o site.
Reflexões sobre o futuro - IM
- Quais são os valores principais que guiam minha vida e trabalho?
- Como estou vivendo e trabalhando com integridade agora?
- Como posso definir um padrão mais alto no futuro?
Valores de vida e trabalho
Saúde
- Priorizar minha saúde física e mental acima de retornos financeiros.
- Disciplina e hábitos como meios de atingir isso. Zero atalhos.
- Movimento e boa alimentação diária para enriquecer vidas, não sugá-las.
Crescimento
- Aprender ideias novas, explorar lugares diferentes e testar métodos diferentes.
- Conhecer meus desejos e planos para não deixar que outros os decidam por mim.
- Quebrar minhas inseguranças por meior da ação.
- Focar no que posso mudar. Esquecer o que não posso.
Auto-respeito
- Viver sempre no meu máximo potencial.
- Permitir minha felicidade onde estou agora.
- Deixar que o que eu faço seja a fundação do que falo.
- Trazer para perto quem me faz bem. Me afastar de quem me faz mal.
Excelência
- Buscar progresso, não perfeição.
- Amar o processo de subir a montanha, não o resultado de chegar ao topo.
- Trabalhar duro, pois isso é recompensador.
Curiosidade
- Fazer perguntas intrigantes e importantes.
- Explorar conhecimento profundo em diferentes áreas.
- Seguir meus interesses e usar o tédio como sinal para parar e começar novos projetos.
Contribuir com o mínimo que posso ao invés de reclamar sem fazer nada.
- Fazer ao invés de falar. Resolver ao invés de só apontar o problema. Construir ao invés de só consumir.
- Deixar as coisas um pouco melhores do que quando eu as encontrei.
- Me colocar no lugar de outros para aprender como posso ajudá-los.
Criar coisas para aprender sobre tudo o que eu me importo.
- Errar muito – em público – para aprender rápido.
- Ficar ciente dos vilões da criatividade. Crítico interno, originalidade, perfeccionismo, tentar agradar outros, resistência, impostor, dúvidas.
- Crie algo que goste e ira agradar os outros.
Como estou vivendo e trabalhando com integridade agora?
Escrevendo sobre como melhorar físicos sem drogas, sofrimentos e sacrifícios. Marketing exagerado e promessas vazias funcionam. Porém, decidi construir meu site com base na literatura científica e no trabalho de diversos especialistas que admiro. Hacks, atalhos, desinformação, mitos e ilusões passam longe daqui. Odeio isso tanto quanto você.
Como posso definir um padrão mais alto no futuro?
Fechamento
Eu sou um projeto em progresso. Esse site é um projeto em progresso. Minha empresa nasceu para criar progressos.