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7 comparações para entender melhor seu treino e nutrição

Quando estamos tentando aprender algo novo, comparações salvam anos.

Por quê? Bom, você só tem que aprender metade. A outra, você já tem.

Comparações nos ajudam a entender de maneira profunda e lembrar de forma ampla. 

Quando entendemos bem um assunto, conseguimos explicá-lo de forma simples. Comparações ajudam com isso

Esse artigo vai te ensinar a enxergar 7 semelhanças entre o mundo, seu treino e sua nutrição.

Vamos a elas.

Tabela de conteúdos

Memória muscular e cidades

Imagine a construção de uma cidade. 

Prédios lotados, avenidas movimentadas, viação elétrica.

Ganhar massa muscular é como construir uma cidade do zero. Demanda tempo e trabalho duro.

Quando você para de treinar é como se todos fossem embora da cidade. Ela se tornasse uma cidade fantasma do faroeste. Porém, com prédios e ruas já erguidos fica muito mais fácil e rápido trazer de volta as pessoas para morar na cidade.

Os prédios e ruas são os mio-núcleos que são sintetizados em resposta ao treino. Esses, teoricamente, você não perde quando para de treinar.

As pessoas que foram “embora” são o glicogênio, água intramuscular e músculos que você perdeu quando parou de treinar.

Assim que você voltar a treinar, a cidade já está pronta. Será bem mais fácil e rápido trazer essa galera de volta para morar nela.

Isso explica a grande demora para se ganhar massa muscular (construir prédios e ruas) e a alta velocidade que você volta aos seus resultados quando para e retorna aos treinos (trazer de volta a galera pra cidade).

Volume de treino e construção de prédios

Seu objetivo é construir um prédio (músculo). O que você precisa?

Tijolos = Proteína = blocos para construção de novos tecidos.
Trabalhadores = Energia/Calorias = Energia para incentivar a construção de novos andares.
Demanda = Volume de treino = Informar os trabalhadores da demanda para construção de outro andar.

Veja como funciona.

  • Sem proteína = Sem tijolos suficientes para a construção (+1.8g/kg é o suficiente)
  • Sem trabalhadores suficientes = Tentar ganhar músculos com um saldo calórico negativo é possível, mas está tornando um processo difícil, mais difícil ainda.
  • Sem Volume de treino suficiente = Não existe motivo para construir um outro andar, você atinge um platô.

Quanto mais alto o andar, mais tempo será necessário para construí-lo.

Quanto mais alto o prédio, mais demanda de treino será necessária para sinalizar os trabalhadores para começar a construção do próximo andar.

Força, músculos, carros e pilotos

  • Carro = Músculos
  • Piloto = Técnica dos movimentos
  • Quão rápido você pilota = Quão forte você é

Ganhar massa muscular irá melhorar o seu “carro”.
Te permitindo dirigir mais rápido -> Ficar mais forte.

Melhorar sua técnica treinando os exercícios compostos significa se tornar um melhor “piloto” também te permitindo dirigir mais rápido.

Ótimo piloto + Fórmula 1 = Atleta.

Treino de força, aeróbicos e flores

  • Jardim de flores = Seu corpo.
  • Água = Energia para adaptações limitadas.
  • Margaridas = Força & Hipertrofia.
  • Violetas = Resistência cardiovascular.

Seu corpo é como um jardim de flores com água limitada.

Nesse jardim você possui margaridas e violetas. As margaritas são muito exigentes em relação a água e precisam dela em abundância, mas as violetas não gostam tanto de água assim e preferem usar um pouquinho de água por longos períodos de tempo.

Todas as flores estão misturadas e puxam água de um recipiente limitado de adaptações. Quando você prioriza uma adaptação será as custas de uma outra.

Não há como ter as margaridas e violetas mais bonitas. Para se alcançar o máximo de crescimento de uma, necessariamente será as custas da diminuição da outra.

Por isso é impossível ser um fisiculturista e um maratonista ao mesmo tempo. Para resultados expressivos, a especialização é necessária.

Escalador VS Fisiculturista natural

Você diria a um escalador de montanhas para pegar um elevador para chegar rápido? O mesmo para musculação. 

Aprenda com o processo. Aprenda lentamente. Quão longe você chega na montanha é consequência da quantidade de energia que você investiu na escalada.

Um escalador quer a “luta”. O processo. A jornada. Chegar no topo é consequência. 

Essa é a chave para alcançar resultados que demandam longos prazos de investimento. Amar sua rotina. Sua ação. O processo. 

A melhor parte de definir objetivos para si mesmo, não são os resultados, mas a pessoa que você deve se transformar no processo para atingir esse objetivo.

Comer 300 calorias extras e um pneu furado

Digamos que você esteja dirigindo seu carro na estrada e fure um pneu.

Simples. Você desce, pega o estepe e troca o pneu. 

Digamos que você passe 300 calorias da sua dieta, o que você faz?

Come uma pizza inteira e 2 litros de açai. Correto?

Fazer isso é como se o pneu do seu carro furasse, você descesse do carro, chutasse o vidro, quebrasse a janela e desse 3 tiros nos outros 3 pneus, porque “F*da-se”.

Calma, amigo.

É fácil tomar decisões precipitadas na face da ansiedade. É fácil querer ser sempre perfeito. Porém, o forte não é o que nunca errou, mas o que sempre se levanta após uma rasteira.

Errou hoje? tudo bem. Volte amanhã. Sempre dá para acertar, caso você se julgue na quantidade de tempo correta.

A única maneira de falhar nessa jornada fitness é desistindo.

Treino e gasolina

Não é porque você não tem dinheiro para encher o tanque do carro que você vai deixar o tanque ficar vazio.

O mesmo para seu treino.

Não tem tempo para treinar 1 hora? Ok.

Treine 15 minutos.

“Alguma coisa” sempre é melhor do que “nada”.

Tudo o que você faz hoje é um voto para a pessoa que você quer se tornar no futuro.

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