Construa Seu Corpo Clássico Natural:

Decisões | Entre Escorregões e Explosões

Durante a história do mundo diversas vezes os rumos do futuro estavam nas decisões de uma pessoa. Assim aconteceu nos Estados Unidos.

Com os estados divididos entre norte e sul e uma guerra civil iminente, Lincoln, tinha em suas mão o futuro de uma nação. Uma explosão que caso fosse administrada sem a cautela necessária, as consequências seriam enormes.

Foram dias de trabalho e noites de insônia, que, no final, resultaram nos feitos que escreveram o nome de Abraham Lincoln na história. Sob a sua liderança não só ocorreu a abolição da escravatura, mas também a unificação do país após o fim da Guerra.

Abraham Lincoln é um dos presidentes mais importantes do Estados Unidos e seu nome ficou marcado nos livros de história e também imortalizado em um memorial na cidade de Washington DC.

Após alguns anos na era da internet, dos smartphones e das calças jeans apertadas temos José. 

José não tem muitas responsabilidades. Trabalha em uma empresa das 9 as 18. Frequenta bares nos finais de semana e gosta de jogar video-game durante seu tempo livre. 

Navegando pela a internet em um dia comum vê um curso online sobre marketing digital, um assunto que sempre lhe despertou interesse, mas pela a intensidade de uma tartaruga embebida em calmantes, jamais correu atrás.

O custo total do curso é de R$99, possuí uma duração de 2 horas e entrega um certificado no final. 

Para alguns isso pode parecer uma boa oportunidade para aprender um assunto importante para o século 21, mas José não está acostumado a tomar decisões. 

Sem saber que esse tipo de decisão é um mero escorregão, ele fica paralisado. Os R$99  pesam uma tonelada no seu bolso. E após adiar por inúmeras vezes a responsabilidade de se decidir, o curso fecha.

Ano que vem ele pode tentar de novo.

Entre Escorregões e Explosões

Ao longo de nossas vidas tomamos diversas decisões. Qual carreira escolher? quantos filhos ter? devo me casar? Abandonar tudo e me mudar para praia para vender picolé e surfar?

Essas são as decisões “explosões”.  Decisões explosões mudam para sempre seu futuro e não te dão chances de voltar atrás. Você atravessa a ponte e, após atravessa-la, explode as bases.
Daqui é só para frente parceiro.

Cautela é muito importante diante de explosões. Analisar prós e contras. Fazer muitas perguntas, como: Por que quero isso? Quais os benefícios? Qual a pior coisa que pode acontecer?
Diante dessas decisões, sente, pegue uma caneta e use seu cérebro até a última gota.

Outras decisões são um pouco menos impactantes: Qual sorvete tomar? Vou com a camisa verde ou a vermelha? Aprendo a falar qual língua? Sair com amigos ou terminar a série do Netflix?

Escorregões são decisões que tomamos e que não possuem um grande impacto nas nossas vidas. O máximo que podem causar é uma leve dorzinha que muitas vezes nem é sentida. Os lados negativos dos escorregões sempre podem ser revertidos. Aqui, após atravessar a ponte, ela sempre esta lá para você voltar se quiser.

Diante dos escorregões você não deve usar muito do seu cérebro. O seu cérebro muitas vezes é o principal causador da sua paralisação diante dos escorregões. Você deve usar seu instinto e correr o mais rápido que conseguir.

Escorregões são como areia movediça, Atravesse correndo para que ela não te engula.
Identifique rápido, aja rápido. Corrija depois.

Escorregões e explosões –
Perseguir ou Desistir?

Depois de diferenciar escorregões de explosões, a próxima pergunta que surge é:
Quais são as explosões e escorregões que valem a pena o nosso esforço? 

Com a mensuração dos riscos e das recompensas podemos ter uma estimativa, mas jamais teremos a certeza total. Os riscos sempre existirão. Devemos entende-los, reconhece-los e controla-los.

Ao longo da minha vida tive que fazer algumas decisões que mudaram o trajeto de toda minha vida e analisando também a carreira de outras grandes figuras das história identifiquei alguns traços que podem te ajudar a identificar quais são os projetos que valem a pena e os que seriam um desperdício de tempo.

Aspectos de Explosões/Escorregões que devemos perseguir:

  1. Nos trazem felicidade e entusiasmo depois de terminados.
  2. São difíceis no presente, mas possuem grandes recompensas no futuro.
  3. Dão medo e você vai irá tentar evita-los.

Aspectos de Explosões/Escorregões que devemos evitar:

  1. Trazem prazer imediato seguido de intenso arrependimento
  2. Você se arrepende de ter passado o dia todo os fazendo.
  3. Não trazem nenhum benefício de longo prazo. Geralmente, possuem até o poder de tornar a sua vida pior.

Conclusão

A vida é uma jornada sem mapa. Nós decidimos quais projetos perseguir e esses projetos decidem quem iremos nos tornar. A vida é o quadro que pintamos com a tinta das decisões e o pincel das ideias.

Por mais que ao longo do caminho as dores das decisões sejam inevitáveis, você escolhe qual tipo de dor deseja aguentar. As dores de comprometimento e trabalho duro ou as dores de arrependimento e dúvida de nunca ter tentado.

Como diz o autor do best seller hábitos atômicos, “Se for para cometer erros, cometa os de grandeza e não os de preguiça.”

Rodapé

  1. José passa bem em casa e sem Coronavírus.




Se o artigo ajudar, mande para um amigo:

Sobre o autor:

Matheus Ferreira é escritor, professor e o criador do Inteligência Muscular.

Ele acredita na construção de um corpo forte, definido e saudável sem anabolizantes.

E pensa que você vai achar que ele é importante por fingir que alguém está escrevendo essa bio (e não ele mesmo).

Quando você estiver pronto, aqui como EU posso te ajudar:

📕 Experimente Um Treino Clássico:

E receba um PDF com meus melhores artigos SFP.

🚀 Construa seu corpo clássico:

Cursos. Treinos. Comunidade.
Conheça o Renascimento Natural.

📚 Livros Clássicos

Ganhe músculos, definição e saúde usando meus melhores livros:

🚀 Consultoria IM

Receba minha ajuda pessoal nos seus maiores objetivos.