Construa Seu Corpo Clássico Natural:

Mergulhe no começo, mas não se afogue

Pequenos passos funcionam, mas um sprint pode ser a chave para se manter motivado no longo prazo.

Devagar e sempre é a forma mais segura de alcançar suas metas. Funciona para tanta gente, talvez se encaixe para você. 

Um dinheirinho na poupança, 5 minutinhos de exercício, 10 treinando uma língua estrangeira. Ótimos pontos de partida, mas que podem causar desmotivação pelo grande período de tempo que demandam para trazer um resultado mensurável.

Em 50 anos talvez você tenha ótimos resultados, mas a pergunta é: você será capaz de se manter motivado nessa jornada por todo esse tempo? 

Lenha para fogueira no início

Todo aprendizado possuí sua pequena fase de frustrações. Os primeiros acordes na guitarra, as primeiras palavras em uma língua estrangeira, a primeira sessão de treino, os primeiros depósitos em uma poupança. 

Essa é a primeira barreira de qualquer habilidade, onde nos sentimos inaptos, confusos, inseguros e, muitas vezes, acabamos desistindo.

No início o esforço total serve para lhe ajudar a passar por essa fase o mais rápido possível para que, assim, grandes resultados sejam alcançados. 

Na nova fase, a prática da habilidade se torna confortável e agradável, pelo sentimento de competência que ela nos traz. Essa é conhecida como a fase de retornos exponenciais.

Nessa fase a guitarra se torna sua amiga, a língua estrangeira passa de lhe causar ansiedade para lhe causar satisfação e os retornos começam a finalmente justificar os investimentos.

Uma das melhores maneiras de ficar motivado para o longo prazo é ter belos resultados no começo da jornada. Um pouco a mais de lenha na sua fogueira pode ajudar a manter fogo aceso para sempre.

Nitro na largada

Superar a fase de frustrações o mais rápido possível e experienciarmos resultados rápidos pode nos ajudar a manter nossas metas para o longo prazo.

Falar uma nova língua por 5 minutos pode ajudar, mas não lhe trará os resultados que deseja. Investir na poupança ajuda a construir disciplina, mas não irá te trazer a liberdade financeira que deseja.

Não estou indicando que você se mate para alcançar seus objetivos, lembre-se que também deve tomar cuidado para não se afogar. 

Ninguém consegue passar muito tempo debaixo d’água. Esse período de imersão profunda na nova habilidade será só para lhe comprar o ingresso da fase de retornos exponenciais.

Exploda no começo, mas lapide depois. Ganhe as batalhas mais difíceis do começo e, com a auto confiança conquistada, obtenha os resultados para a vida toda.

4 anos em 1

Scott Young é famoso por seus métodos não convencionais de aprendizagem de novas habilidades. Ele completou um curso de bacharel em ciência da computação de 4 anos em um ano e aprendeu a falar espanhol, português, mandarim e coreano se dedicando a apenas 3 meses para cada.

O que suas estratégias economizam em tempo elas são pagas em intensidade. Com certeza não foi fácil atingir essas conquistas. No período que estudava para o MIT chegava a ter uma rotina de 10 horas de estudos e nos anos que se dedicou ao aprendizado das novas línguas, entrou na política de não falar inglês – sua língua nativa – enquanto morava no país e conversava com nativos.

Scott possuí um livro chamado Ultralearning onde ele aborda com maior profundidade as estratégias de aprendizado rápido que diversas pessoas estão implementando em suas vidas na nova era da internet.

Seus projetos ilustram bem a ideia desse artigo, uma fase inicial focada seguida de uma fase de manutenção para resultados de longo prazo.

É óbvio que nem todos são possuem a liberdade necessária para investir 12 horas do dia em algum projeto, mas esse não é o ponto principal. O ponto principal é te mostrar o que você é capaz de alcançar focando o tempo que tem, realizando as tarefas que trazem os maiores resultados.

No mais irei deixar que você chequem o trabalho do Scott para aprender mais.

Obrigado por ler!

Rodapé

Se o artigo ajudar, mande para um amigo:

Sobre o autor:

Matheus Ferreira é escritor, professor e o criador do Inteligência Muscular.

Ele acredita na construção de um corpo forte, definido e saudável sem anabolizantes.

E pensa que você vai achar que ele é importante por fingir que alguém está escrevendo essa bio (e não ele mesmo).

Quando você estiver pronto, aqui como EU posso te ajudar:

📕 Experimente Um Treino Clássico:

E receba um PDF com meus melhores artigos SFP.

🚀 Construa seu corpo clássico:

Cursos. Treinos. Comunidade.
Conheça o Renascimento Natural.

📚 Livros Clássicos

Ganhe músculos, definição e saúde usando meus melhores livros:

🚀 Consultoria IM

Receba minha ajuda pessoal nos seus maiores objetivos.