Eu espero que o artigo ajude você.

Quer que eu cuide do seu treino e da sua dieta?

O Instagram está destruindo a sua vida fitness – e o que fazer para evitar isso

O Instagram é a pior rede social para a saúde mental.
 
Isso foi o que a Royal Society for Public Health do Reino Unido encontrou.
 
Ela entrevistou 1479 jovens de 14 a 24 anos. 
 

Mediu fatores positivos como:

  • Relacionamentos.
  • Comunidade.
  • Acesso a boas informações.
E também fatores negativos:
 
  • Ansiedade.
  • Depressão.
  • Medo de estar perdendo algo (FOMO).
  • Imagem corporal – como você se sente sobre sua aparência.
  • Solidão.
No final, o prêmio de rede social esgoto do ano foi direto para o Instagram.
 
O que isso significa para nós? 
 
Nós que queremos:

  • Inspiração.
  • Boas informações.
  • Nos sentir bem.
  • Menos estresse.
  • Aprender mais.
Significa que, como tudo na vida, nada é totalmente bom ou ruim. 
 
Tudo depende de como você usa.
 
Influenciadores do Instagram são como mecânicos. 
 
Dá para ser um bom mecânico, ajudar pessoas e consertar carros. 
 
Também dá para cobrar preços absurdos, enganar pessoas e sabotar carros.
 
O segredo para não cair em golpes é conhecer as rasteiras. 
 
Vamos explorar as piores do Instagram.

Tabela de conteúdos

Table of Contents

Como o Instagram está destruindo sua vida fitness

Problema 1: Contato só com o melhor dos melhores.

Você pode ser mais forte que 99% das pessoas na sua academia.
 
Na internet, você sera mais fraco que alguém.
 
Você pode ter perdido 10 quilos nos últimos 6 meses.
 
Na internet, alguém perdeu 12. Em 3 meses. E comendo sorvete.
O Instagram seleciona o melhor dos melhores e entrega quentinho no seu feed.
 
Essa é a arma secreta para te deixar rolando para baixo por horas, sugar seu tempo e te dar um balde de ansiedade de brinde.  Quanto mais insuficiente você se sentir, melhor para marqueteiros vendendo soluções rápidas.
 
Problema 2: Alguns fazem qualquer coisa por um coraçãozinho

Existem muitas oportunidades no IG.
 
  • Carreiras de modelo.
  • Contratos com empresas de suplementos.
  • Patrocínio de roupas.
Algumas pessoas vão fazer de tudo para alcançar isso.
 
Aqui o que “tudo” significa.
 
  • Anabolizantes. Nada de wheyzinho, creatina e multivitamínico que até a sua vó toma. Estamos falando de testosterona. Clembuterol. GH. Hormônios que permitem ganhar músculos até sem treinar e fazer dieta. 
  • Fotos falsas.  Photoshop, iluminação, fotógrafos profissionais. Tudo para fazer você parecer muito melhor do que é na vida real.
  • Estilo de vida falso. Já viu seu influencer favorito comendo lanches, tortas e sorvete? Bebendo cerveja, indo para baladas e ficando sem dormir? Eles vendem o lifestyle, mas copie-o e você vai arruinar o seu físico.
Construir um físico é um grande desafio. Pede disciplina, trabalho e alguns sacrifícios.
 
Vender sonhos sem mostrar o trabalho necessário para alcançá-los é uma ilusão.
 
Problema 3: Ficar definido e rasgados o ano inteiro
 
Com algumas drogas, o metabolismo dos monstros continua queimando calorias como um vulcão, mesmo com 8% de gordura corporal. 
 
Por outro lado, pessoas que não usam anabolizantes enfrentam diversos problemas ao chegar a níveis de gordura tão baixos:
 
  • Perda do ciclo menstrual.
  • Passar fome o dia todo. Nunca se sentir saciado.
  • Ficar doente com maior frequência.
  • Se irritar com facilidade.
  • Perder força.
  • Não conseguir ter ereções.
  • Queda de testosterona
  • Irritabilidade.
É por isso que eles evitam ficar definidos o ano todo.
Como os influencers superam a fisiologia?
 
Simples, eles fazem uma dieta de 12 semanas, tiram 50 fotos com roupas diferentes (até gorro de natal incluso).  E depois postam ao longo do ano enquanto aproveitam seus bolos e sorvete.
 
Não sejam ingênuos, amigos. A carreira deles está em jogo.
 
Vale tudo no Instagram.
 
Problema 4: Qualquer um pode melhorar 100% uma foto com photoshop.
 

Dá para tornar um físico médio em um físico magnífico em alguns segundos.

É possível mudar:

  • Proporções.
  • Afinar cinturas.
  • Aumentar biceps.
  • Tirar manchas.
  • Aplicar filtros.

Veja esse exemplo do @bdccarpenter.

O tipo de pessoa que você vê no Instagram. Depois vê na vida real. E pensa: “Mano, é esse cara da foto mesmo?”

Problema 5: Fácil perder horas preciosas da sua vida.

  • Memes.
  • Vídeos engraçados.
  • Notícias alarmantes.
Sem aprender nada. E ainda ganhar um balde de ansiedade.
 

Instagram é a TV do século XXI.

Problema 6: Fama > Conhecimento.
 
História real.
 
Eu li dezenas de livros e artigos científicos sobre nutrição e treino. 
 
Escrevi dezenas de artigos e um livro sobre o tópico.
 
Esses dias, conversando com a minha mãe, ela me falou que gostaria de perder um pouco de peso.
 
“Que ótimo!”, pensei comigo. “Eu posso te ajudar com…”
 
“Dá uma olhada nesse médico aqui.”, ela diz entusiasmada e apontando para um anúncio que viu no instagram.
 
“Ele tem uma dieta de duas semanas rápidas para perder 10kg.” 
 
“Zero carbo. Resultados incríveis.” 
 
“Acho que vou tentar.”
 
Por que isso acontece?
 
Parte do problema é a proximidade. 
 
Minha mãe trocou minhas fraldas. Como ela vai me levar a sério depois disso? 
 
Aliás, que diabo eu sei sobre nutrição comparado a um médico?  Eu só escrevi um livro sobre o assunto… 
 
No Instagram acontece o mesmo: valorizamos fama acima de conhecimento.
 
Mesmo quando milhões de seguidores tem zero relação com o quanto você sabe sobre o que está falando.

***

Expor a verdade é importante. Mas não é suficiente.
 
Precisamos fazer algo.
 
Aqui algumas ideias.

Como não deixar o Instagram destruir sua vida fitness

Solução 1: Saiba reconhecer um expert.

A diferença entre um vigarista e um expert.

  • Exageros VS Resultados reais em quantidades de tempo possíveis.
  • Solução para tudo/ conserta tudo/uma estratégia para todos VS Soluções específicas para problemas específicos em contextos específicos.
  • Absolutismos (Sempre, nunca, jamais) VS Probabilidade (algumas vezes, na maioria das vezes, quase sempre).
  • Nenhuma referência VS Cita pesquisas científicas. E sempre deixa claro quando está falando do ponto de vista pessoal (anedotas).
  • Nega a existência de qualquer ponto de vista oposto VS Considera pontos de vista opostos. E está sempre disposto a mudança de opinião quando bons argumentos lhe são apresentados.
  • Nenhum contexto VS Explicar quando algo se aplica e quando algo não se aplica.
  • Dietas e programas VS Princípios.
  • Pessoa que nunca admitiu em público que estava errada VS Aqueles que admitem que estão errados e alteram sua posição.
  • Números únicos VS Espectros
  • Sistemas sem customização VS Sistemas que podem ser adaptados, caso você não consiga mais progredir ou encontrar um problema.
  • Apelos à autoridade VS Só usa argumentos lógicos e pesquisas científicas.
  • Respostas para tudo VS Tem respostas apenas para as áreas que é um especialista.
  • Sabe tudo VS Admite quando não sabe a resposta.
 Palavras que experts usam. 
 
  • Possivelmente.
  • Depende.
  • As pesquisas parecem indicar que…
  • Nesse tipo de população.
  • Nesse contexto.
  • Não tenho certeza.
  • Talvez.
  • Fora da minha especialidade.
Perguntas para experts sempre são colocadas em contexto.
 
  • Dietas com baixo carboidrato são boas?
    • Boas para quem?
    • Boas para qual objetivo?
  • Usar exercícios compostos é necessário?
    • Necessário para quem?
    • Necessário para qual objetivo?
Picaretas, por outro lado, parecem ter uma confiança de aço. Sempre fazendo generalizações, largas afirmações, pensamentos tudo ou nada e superlativos como:(a melhor, a única, tudo, sempre). 
 
As palavras mais importantes que você vai ouvir de um expert são: Eu. Não. Sei. 
 
Idiotas são cheios de certeza. Sábios são cheios de dúvidas.

Solução 2: Use atletas para motivação. E experts para educação.

Sabe o atleta que usa anabolizantes? Que passa 3 horas na academia? Que tem patrocínio de suplementos e refeições entregues direto na sua casa?
 
Use-os como inspiração e motivação.
 
Procure educação em experts que entendam a literatura científica sobre treino e nutrição. 
Aqui ótimos exemplos.
 

(Obs: também existem atletas que entregam ótimas informações. Use o que aprendeu sobre experts e defina se deve segui-los ou não).

Solução 3: siga as pessoas certas. 

Siga pessoas que:

  • Te inspirem. E pare de seguir pessoas que vendem motivação barata sem mostrar o investimento de energia, trabalho e tempo necessário para se alcançar o sucesso. 
  • Tragam valor para a sua vida. E pare de seguir quem te deixa estressado e ansioso. 
  • Te deixe mais inteligente. Siga pessoas que compartilhem boas informações fundamentadas na ciência. Pare de seguir achismos, gurus e soluções rápidas.
  • Te motivem a ser melhor do que o seu eu de ontem. Siga pessoas que estão documentando as suas jornadas físicas. É com elas que você vai aprender mais. A transparência e honestidade delas paga muito mais do que as mentiras e o glamour que você verá em contas de celebridades.
Solução 3: É da nossa natureza se comparar com outros.
 
Nós nos comparamos com outros. É impossível evitar.
 
Por isso, é idiota ter um suprimento ilimitado de pessoas para nos comparar (instagram).
 
Pode não ser estressante para alguns. Mas duvido que seja relaxante.
 
As pessoas mais felizes que conheço passam 20 minutos nas redes sociais – por semana.
 
Solução 4: Número de seguidores é uma ilusão
 
Nenhum dos seus amigos liga pra quantos seguidores você tem. Seus filhos não ligam. Sua família não liga. As pessoas que você ama só ligam para você.
 
Não inveje pessoas com milhões de seguidores. Eles são tão inseguros, problemáticos e doidos quanto nós. Se você tem pessoas que te amam na vida real, confie em mim, você já ganhou na loteria.
 
Solução 5: Tenha objetivos realísticos e bons modelos para se comparar.
 
A maioria das pessoas pode colocar 9-11 quilos de músculos ao longo da sua jornada na academia.
 
Todos podem perder peso com o devido ajuste de treino e nutrição.
 
Aqui alguns ótimos exemplos para você se inspirar.

Mark wahlberg

Henry cavill 

(Os exemplos de mulheres vieram do time 3DMJ. Eles só trabalham com pessoas que não usam anabolizantes. Outros ótimos exemplos para naturais aqui).
 

Solução 7: Monitore quanto tempo você passa no instagram.

  • Não fique mais que 1h por dia.
  • Desinstale o app do seu celular e só mexa pelo computador.

***

Eu não tenho todas as respostas. 
 
Só estou tentando encontrar uma forma de usar o Instagram sem ser usado por ele.
 
Essas ideias me ajudaram. Espero que sejam úteis para você.

Juntando tudo

O Instagram não precisa afetar a sua saúde mental. Basta saber usá-lo.

  • Saiba que muito do que você vê é fantasia.
    • Não seja enganado por ele.
    • Use-o para se inspirar. Não para se comparar.
  • Existem muitos problemas.
    • Contato só com o melhor dos melhores.
    • Algumas pessoas fazem de tudo por um coraçãozinho e uma carreira de modelo.
    • Ficam definidos e rasgados o ano inteiro.
    • Qualquer um pode melhorar 100% uma foto com photoshop.
    • Muito fácil perder minutos (até horas) preciosas da sua vida.
    • Fama > Conhecimento.
  • Mas também existem soluções.
    • Saiba reconhecer um expert.
    • Use atletas para motivação. E experts para educação.
    • Siga as pessoas certas.
    • É normal se comparar com outros. Mas sempre foque em ficar melhor que seu eu de ontem.
    • Ninguém liga para quantos seguidores você tem.
    • Tenha objetivos realísticos e bons modelos para se inspirar.
    • Monitore quanto tempo você passa no Instagram
No final, você desenha a sua história. Use o Instagram para compartilhar sua pintura. Mas jamais se compare com outro artista.
Quer ajuda na sua jornada física? Veja essa página.
 
Cansado de rasteiras fitness? Veja o meu livro.
 
Inspirações:

 
 
IM

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