Você não tem que ser incrível para começar. Mas você tem que começar para ser incrível.
Zig Ziglar
Eu sou fã de curtir a jornada.
Mas também sou fã de ter um destino claro.
Objetivos são importantes.
Por quê?
- Clareiam decisões.
- Diminuem ansiedade.
- Mostram prioridades.
Aqui como criar melhores objetivos fitness.
- Identifique o objetivo principal. Perder gordura? Ganhar músculos? Foque naquilo que mais quer por um tempo suficiente e depois mude suas prioridades. Dê pelo menos 8-12 semanas em uma fase de perda de gordura e 16-20 semanas para ganhar massa muscular. O principal problema que vejo são pessoas querendo ganhar massa magra, treinando para força e fazendo uma dieta para perder gordura ().
Já ouviu a história do cara que tenta perseguir dois coelhos ao mesmo tempo? Vou resumir. Ele acaba não pegando nenhum. Decida qual coelho vai perseguir. Invista toda sua energia nele. Depois, passe para o próximo coelho. Só tome cuidado com o IBAMA. - Respeite a velocidade da ciência. Vamos definir? perca de 0.5%-1% do seu peso corporal por semana. Vamos ganhar músculos? ganhe entre 0.5-1.5% do seu peso por mês. Você pode ir mais rápido que isso, mas não vale a pena. Acredite em mim. Eu já tentei. Perder peso muito rápido faz você se sentir mal, restrito, letárgico, com fome e coloca em risco sua massa magra. Tentar ganhar muito rápido faz com que você fique muito mais parecido com o Faustão do que com o Arnold. Tenha calma e você será recompensado.
- Liste os benefícios. Ficar mais bonito para o sexo oposto, ter mais confiança, retirar a camiseta na praia ou usar um biquíni, ter orgulho das suas conquistas, ter maior qualidade de vida, ficar forte e parecido com seus heróis, parar de sentir dores chatas, ter mais energia. Aquilo que acende o fogo da sua vontade. Escreva no papel e cole na geladeira.
- Liste os obstáculos que vai enfrentar e como superá-los. Use essa fórmula: “Se X acontecer, eu ireifazer Y.” É simples e retira grande parte da sua ansiedade quando seus planos falharem. Um segredo? O plano de todo mundo vai por água baixo. Todo mundo enfrenta problemas.
A diferença de quem tem resultados dos que só falam que querem resultados é que o primeiro grupo não joga tudo pro ar e desiste. Eles
adaptam e continuam no próximo dia. Falhou hoje? Sem problemas. Volte amanhã. - Liste o que você tem que fazer e conhecer. Seja super específico: eu vou fazer esse treino, nessa academia, com essa dieta, nesse horário, com esse treinador e ler esse livro (propaganda sem vergonha) para conhecer mais sobre a área, ter resultados e não ser passado para trás. Conhecimento é a lanterna que ilumina a sombra das suas indecisões e te mantêm caminhando rumo seus objetivos.
- Busque por apoio. Seja de um amigo, um treinador, um grupo
de pessoas, um fórum. Qualquer coisa. Ir junto é bem mais fácil. - Esteja preparado para o sacrifício. Objetivos não são
apenas sobre os resultados que você deseja, mas também os
custos que você está disposto a pagar. - Comece pequeno e busque melhorar. Você não começa
treinando 6x por semana, ou cortando 1000 calorias da sua dieta.
Você começa com o mínimo que você é capaz de manter para o
longo prazo e melhora isso com o tempo. - Use a regra dos 2 minutos e a regra dos 2 dias. A regra
dos dois minutos quebra o objetivo que você está tentando
realizar na sua menor parte acionável. Não quer ir na academia
hoje? Tudo bem. Faça 15 minutos de exercício em casa. A dieta
apertou hoje? Ok. Foque só nas calorias. Ela funciona super bem,
mas durante alguns dias até isso parece demais. Então, entra a
regra dos dois dias. Nela você não pode perder seus objetivos por
mais de dois dias seguidos. Perdeu hoje? Sem problemas. Volte
no próximo dia.
Benjamin Franklin disse: “Se você falha em planejar, você está planejando falhar.” Esses pontos vão dar uma ótima estrutura para o seu plano.
O resto é ação, persistência e consistência.