- Músculo e gordura será ganho. Não é para ficar obeso. Mas um pouco mais “embaçado” é completamente normal. Quem liga? Sua força vai explodir na academia. Vai comer muito mais comida. E ficará ótimo em roupas.
- Não tem nada de errado em ter 15% de gordura corporal. Até 20% de gordura corporal é saudável. Acontece que sua mente está tão ferrada com corpos de modelos e atletas do instagram que qualquer coisa menos chamativa que o “Felipe Franco” é lixo.
- Ninguém precisa ficar trincado o ano todo. Isso não te deixa mais feliz. Isso não traz significado na sua vida. E isso não vai te dar mais amigos e garotas. Um idiota rasgado ainda é um idiota.
- Os seus maiores heróis não são naturais. Eles usam anabolizantes. No mínimo reposição de testosterona (TRT). Não use-os como comparação. Use-os como inspiração.
- Naturais não devem treinar e comer como hormonizados. Isso é ineficaz, desnecessário e até perigoso.
- Ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo. Dá para ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo sendo natural? Dá. Quando se é iniciante. Quando se é falso magro ou obeso. E quando se está voltando após uma pausa na academia (memória muscular). Salvo esses casos, os melhores resultados estão em fases de cuttings e bulkings.
- É provável passar meses (até anos) insatisfeito com o seu corpo antes de atingir certo sucesso. Parte por causa da dismorfia corporal promovida nas redes sociais, parte por causa da ilusão causada pelos anabolizantes. Não desanime. Continue trabalhando.
- Construir um físico é uma das tarefas mais difíceis que você vai fazer. Demanda disciplina. Disposição para aprender. Energia, paciência e tempo. Está no meu top 5 coisas mais difíceis do universo. Junto com física quântica, abrir um negócio e lutar contra uma onça pintada. Mas sabe o que é mais legal? Vale a pena cada segundo.
- Conhecimento é o melhor anabolizante. Você não vai chegar muito longe natural se não souber comer e treinar de forma inteligente. Isso é aprendido lendo, usando a ciência, testando, vendo o que funciona e o que não funciona para você – e nunca desistindo.
Obrigado por vir no meu TED talk.