Construa Seu Corpo Clássico Natural:

Então, de repente você está isolado em casa…

Academias fechadas, Supermercados sem papel higiênico e você querendo saber como continuar evoluindo nos seus projetos.

Aqui vão algumas ideias.

Treino

  • Quebre o seu recorde de flexões
  • Quebre seu recorde de pular corda, Hora de virar o Rocky balboa
  • Faça uma caminhada + Bônus se conseguir levar um amigo ou familiar junto
  • Corra / faça sprints em um morro.
  • Aprenda a fazer uma parada de mãos ( plantar bananeira )
  • Aprenda a dar um mortal ( Cambalhota aérea para trás ou frente )
  • Marque um futebol/Basquete/Vôlei com amigos
  • Treine ao ar livre, existem milhões de exemplos online, aqui um que achei bacana:

    50 polichinelos
    20 Agachamentos com pulo
    20 Flexões
    20 Afundos Alternados (Pulando ou não)
    Abdominal Escalada x 30seg
    Abdômen Ponte x 30seg

    Sem descanso entre exercícios. 1min de descanso após cada ciclo. Repita 3-5 vezes.

Mas eu sou um boribildi…

Entendido. Então o foco principal nessa fase de treino sub-ótimo é não perder músculos. Felizmente, é muito mais fácil manter do que ganhar. Algumas regras para você treinar em casa, levantando mobílias, mochilas e livros.

Utilize sacos de arroz ou um bujão de gás como pesos para remadas e roscas.
Coloque uma toalha em cima da porta do seu quarto e faça barras.
Faça agachamento unilaterais com movimento lento para quadríceps.
Faça flexões com uma mochila nas costas.

Hipertrofia é um processo guiado por estímulos. Seu corpo não sabe o que é carga, o que é barra e o que são halteres, mas ele sabe reconhecer tensão. Enquanto você fizer suas séries próximas da falha muscular, entre 10-25 séries por semana, você vai manter, se não, até ganhar músculos.

Dobre a atenção na sua alimentação

  • Se torne um mestre em contar macros.
  • Teste novas receitas
  • Cozinhe para a família
  • Chame seus amigos para um jantar
  • Visite um restaurante que sempre quis + Bônus se levar um amigo ou familiar
  • Faça um rodada de pizza
  • Faça um churrasco

Agora é a sua chance de se tornar um comedor profissional.
Todas as estratégias podem ser adaptadas de acordo com qual fase você se encontra no momento.

Quem quer ganhar músculos terá um saldo maior de calorias para “gastar” com refeições fora e quem quer perder gordura pode ter as mesmas experiências, mas com pequenas mudanças.

Ex:
->No churrasco escolha cortes magros.
->Limite as bebidas alcoólicas.
->Ao comer fora escolha bebidas zero e alimentos baixos em caloria.
->Faça sua própria rodada de pizza com queijo cottage, requeijão light e frango desfiado

Tudo é possível adaptar.

Mente

  • Leia um novo livro/Acabe um velho livro
  • Escreva um artigo / livro / guia
  • Veja um nova série / Acabe uma velha série + Bônus por ver junto com um familiar ou amigo
  • Ligue para alguém que você não vê há muito tempo
  • Faça uma surpresa para seus pais/irmão/esposa/filho(a)
  • Mande um email para um pessoa que admira
  • Mande uma carta para alguém (Antigo, mas charmoso)
  • Monte um website, Conte sua história
  • Aprenda uma nova língua
  • Aprenda um tocar um instrumento
  • Crie uma rotina matinal, tente dormir e acordar nos mesmos horários.
  • Faça planos para o futuro, hábitos e sonhos.
  • Escreva no seu novo diário (compre um diário)

Use seu tempo livre para identificar as áreas que te trazem maior felicidade por tempo investido. Em tempos difíceis, controlar nosso stress e ansiedade é essencial.

E se 1-2 semanas virarem 1-2 meses?

Você pode continuar com as mesmas estratégias citadas acima, mas talvez seja uma boa hora para começar pensar em montar uma academia caseira.

Você não precisa de muito:

->Barras/halteres
->Anilhas
->Banco/

(Bônus se conseguir comprar usados por um preço bacana)

Existem outros mil acessórios que você pode adicionar, mas esses já te colocarão dentro do jogo.
O objetivo aqui é treinar de forma eficiente, gastando o mínimo possível.

Se seus planos são montar uma academia legal e nunca mais precisar passar apuros, com vírus ou sem vírus, agora pode ser uma boa hora. A sua academia é para a vida toda, então pense no longo prazo.

De todo modo foque naquilo que tem controle.
Não é culpa sua das academias fecharem, mas é sua culpa se você deixar isso te afastar dos seus objetivos. Veja a oportunidade que existe entre os desafios que surgem. Seja gentil e ajude quem precisa.

Isso vai passar.

Rodapé

  1. Leandro twin tem um ótimo vídeo sobre “como montar uma academia”
  2. Roubei algumas ideias do Brian Krahn para escrever esse artigo
  3. Reconheço que existem assuntos muito mais importantes do que buscar por um físico atraente em tempos como esses, mas, se você é como eu e é apaixonado por exercícios físicos, a resposta não é abandonar suas metas, mas sim encontrar uma forma de superar desafios.
  4. Meu humilde agradecimento a todos os profissionais trabalhando para combater o vírus.








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Sobre o autor:

Matheus Ferreira é escritor, professor e o criador do Inteligência Muscular.

Ele acredita na construção de um corpo forte, definido e saudável sem anabolizantes.

E pensa que você vai achar que ele é importante por fingir que alguém está escrevendo essa bio (e não ele mesmo).

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