Construa Seu Corpo Clássico Natural:

Pare de ler rápido, leia de forma efetiva

Ler é um dos hábitos que possuem impactos significativos em diversas áreas da nossa vida.

Você quer aprender uma nova habilidade? está enfrentando um problema? não sabe como conversar e fazer amigos nas baladas da vida? com certeza alguém passou pelos mesmos problemas e já escreveu um livro sobre o assunto. Você só precisa procura-lo

Bom, já que vamos ler, por que não tirar o máximo desse tempo investido?

Não leia até o final

Se o livro não te prendeu. Se está chato. Se o livro não te fez se importar com as ideias até pelo menos a página 50, pare de ler. Existem muitas ideias e pouco tempo nesse mundo.
Leia do começo ao fim apenas se valer a pena.

Não caia na falácia do custo irreversível – Eu vim até aqui, agora vou até o final! – essa ideia só leva você a se afundar mais e mais no buraco que cavou. Não gostou do livro? pare. Comece o próximo

Mapas mentais dos livros que você terminar

Um livro terminado significa algo. O autor é seu novo amigo. Um amigo que te ensinou algo de importante. Algo que mexeu com você e fez você enxergar seu mundo por outras lentes. Porém, assim que você chegou ao final do livro, fica difícil se lembrar do começo. Então por que não fazer um mapa mental do livro?

Selecione as melhores ideias que você obteve com o livro e ligue-as com as que você já tem.
Essa é uma ótima estratégia de passar de aprendizado passivo para aprendizado ativo. Quando você força a sua mente a se lembrar do que é importante, é muito mais provável que você se lembre desse conceito pelo resto da sua vida.

Leia os clássicos mais de uma vez

Aqueles livros que marcaram uma geração e chegaram ao pódio dos clássicos merecem ser revistos. Agora, mais experiente e inteligente, você será capaz de observar novas ideias que passaram “batidas” na sua primeira leitura. Você já não é o mesmo e, o escritor, com as mesmas palavras, agora, tem novas coisas para lhe dizer.

Se precisa engolir um sapo, comece pelo maior

Diferencie sua estratégia de leitura de acordo com o que você lê. Não leia história como lê um gibi. Não leia literatura como lê um artigo. Seja o leitor que o escritor gostaria de ter.

Cada conteúdo demanda uma certa quantidade de energia. Se você se sente mais descansado pelas manhãs, separe os conteúdos mais “pesados” para esse horário e deixe aqueles que recrutam menos atenção para o resto do seu dia.

Regra 10-3P

A regra 10-3P funciona assim:

  • Leia 10 páginas
  • pare
  • pense
  • prossiga

Essa estratégia trabalha com uma ferramenta chamada memorização ativa, na qual você força sua mente a passar de novo pelas ideias do livro com suas próprias palavras. É um ótima forma de internalizar conteúdo e se manter focado.

Enquanto pensa, tente ligar as ideias do autor com o que você está passando na sua vida. Como essas ideias se relacionam com seus negócios, com sua família, com seus amigos, como as ideias podem ajudar você a se tornar uma pessoa mais produtiva e menos estressada.

Ler não é juntar ideias no fundo da gaveta. Ler é obter uma nova visão sobre algo no mundo.
É colecionar ideias e ser capaz de aplica-las para tornar a nossa vida melhor.

Compartilhe com o mundo

Conte uma boa nova. Conte o que achou interessante no último livro que leu.
Ensine o mundo para que o mundo possa te ensinar onde melhorar.

Ensinar para alguém pinta as ideias com tinta permanente na sua mente. Ensinar te força a quebrar um conceito difícil em partes mais fáceis. Assim, você ganha uma compreensão mais profunda sobre o conceito. Aquele que aprende mais dentro de uma sala de aula é o professor.

O nível de entendimento do mestre é obtido na medida que eles compartilham suas ideias com aqueles que querem se tornar mestres no futuro.

Crie notas e organize-as para facilitar o acesso

De nada adianta acumular notas de livros se você não for capaz de acessa-las rapidamente quando precisar. Insights vem e vão. As vezes, uma situação diária te faz lembrar de uma ideia de um livro que leu há muito tempo, essa é a hora de voltar ao livro, pesquisa-lo e ver como ele pode ser útil.

O que importa não são quantas ideias você tem guardado no seu HD interno, mas o quão eficaz você é em encontrar as ideias que ficaram salvas na sua nuvem da sabedoria.

Método Feynman de estudo

Pegue uma folha em branco, escreva o nome do livro no topo e escreva tudo que você se lembrar do livro que leu. Crie desenhos, gráficos, mapas, listas. Escreva como se estivesse escrevendo para alguém que nunca ouviu falar sobre o livro. Produza sem limites.

Se você travar ou encontrar “buracos” no seu raciocínio, volte a suas notas do livro, se lembre, e continue escrevendo até estar satisfeito com o seu entendimento.

Onde começo?

Toda jornada começa com um passo.
A meta não é ler um livro, é se tornar um leitor.

Comece com o menor projeto possível que seja um desafio para você. Comece hoje, aumente amanhã. De página em página você dá mais votos para a pessoa que deseja ser no futuro.

Quando perceber, 30 livros ao ano será automático.

Obrigado por ler.

Rodapé



Se o artigo ajudar, mande para um amigo:

Sobre o autor:

Matheus Ferreira é escritor, treinador & o criador do Inteligência Muscular.

Ele acredita na construção de um corpo forte, definido e saudável sem agulhas.

E pensa que você vai achar que ele é importante por fingir que alguém está escrevendo essa bio.

Quando você estiver pronto, aqui como EU posso te ajudar:

📕 Experimente Um Treino Clássico:

E receba um PDF com meus melhores artigos SFP.

🚀 Construa seu corpo clássico:

Cursos. Treinos. Comunidade.
Conheça o Renascimento Natural.

📚 Livros Clássicos

Ganhe músculos, definição e saúde usando meus melhores livros:

🚀 Consultoria IM

Receba minha ajuda pessoal nos seus maiores objetivos.