Construa Seu Corpo Clássico Natural:

Fases da Dieta: Como se tornar um “comedor” profissional

Eu nunca vi alguém começar a andar de bicicleta no X-games.
Nem alguém aprender a correr em uma maratona, fazer auto-escola na fórmula 1.
Você pegou a ideia.

Todo mundo tem que começar de algum lugar, mas começar pequeno e aumentar aos poucos vai te permitir, no longo prazo, se tornar o profissional que quer ser sem se quebrar no trajeto.

E na sua alimentação?
Como você a organiza?

O ideal é ir aos poucos e se tornar um especialista em “comer” com o tempo.
Assim, no futuro, nenhuma dieta da “moda” vai mais te passar para trás.

Fase 1 –
Bicicleta de rodinha + Coach



Bicicleta de rodinha = Conhecendo aquilo que eu como e contando calorias :
Duração: 2-6 Semanas

Digamos que a bicicleta seja a dieta que você quer começar. No começo ela parece meio esquisita, você perde o equilibro, cai, as vezes nem da vontade de andar.

As “rodinhas” são uma ferramenta que te ajuda a aprender a andar de bicicleta. Assim como “contar calorias” é uma ferramenta que serve para te ajudar a aprender sobre alimentação.

Contar calorias as vezes pode ser estressante, mas, no começo, é a melhor maneira de aprender a “comer” sem bater de cara no muro e quebrar um braço.

Onde começo então?
->Você deve começar tomando nota de tudo que você come. Existem diversos aplicativos para te ajudar a contabilizar tudo que você come. Eu uso o myfitnesspal. Escolha o que te servir melhor.

Até papel e caneta pode funcionar. Mas lembrando que estamos em 2020…

->Foque apenas em calorias e tente acertar a sua meta do dia e semana.
Se você não sabe quantas calorias deve ingerir para alcançar sua meta, esse site tem uma ótima calculadora.

->Comece a conhecer o que são carboidratos, proteínas e gorduras.

->Escolha um número de refeições que se sinta confortável em fazer

->Opte por alimentos saudáveis que te façam sentir bem.

Aqui não é a hora de se tornar um comedor profissional, aqui o objetivo é aprender a ficar de pé e pedalar.


Eu preciso de um Coach?

Todo mundo precisa de um mestre? não. Mas fica bem mais fácil aprender a andar de skate com o Tony Hawk. Aprender guitarra com o slash e a dirigir com o Rubinho Barrichello.

Você pode se aventurar na sua bike da nutrição sozinho. É completamente possível, mas ter um coach irá te poupar tempo, estresse e ansiedade. Ele te dirá onde deve focar para obter melhores resultados, te ajuda a evitar erros que roubam seu progresso e te dá alguém para “prestar contas”, o que torna você muito mais disposto a concluir uma tarefa que se comprometeu a realizar.

Fase 2 –
Bike com rodinhas + Coach como observador


Duração 4-8 Semanas

Aqui na segunda fase as rodinhas da sua bike se tornaram apenas uma segurança para te manter no seu objetivo. Você já sabe andar de bike, mas ainda usa as rodinhas para te dar segurança e te manter de pé.

Agora o objetivo dessa segunda fase é se tornar um mestre em andar sobre rodinhas. Se tornar extremamente preciso no seu cálculo de calorias. Não deixar molhos, bebidas e óleos que você usa na frigideira de fora e bater seus objetivo do dia e da semana.

Objetivo:
->Foque em acertar seus carboidratos, gorduras e proteínas com +/- 10 gramas de variação.


->Aprenda a converter:

  • 1g carboidrato = 4 Calorias
  • 1g proteína = 4 Calorias
  • 1g gordura = 9 Calorias

Vai ser difícil. Você vai errar no começo. Abrace o fracasso e continue firme.
Com o tempo vai ficar cada vez mais fácil, até se tornar quase automático.

Coach:
O seu treinador se torna apenas um observador. Ele garante que você fique na estrada certa, dá algumas dicas para tornar a jornada mais fácil, define metas realísticas para o futuro e te motiva a não parar nunca de pedalar.

Aqui, o papel do coach já não é mais te guiar por toda a jornada, é ser uma voz da razão no fim do túnel que te previne te decisões precipitadas e te direciona para os objetivos certos.

Fase 3 –
Bicicleta sem rodinhas = A dieta que você quiser com as ferramentas que quiser.

Duração: 1-2 anos | Alguns a vida toda | Você decide.

->Você já entendeu que a maioria das dietas que existem por ai é apenas uma manipulação de carboidratos, gorduras e proteínas.

->Sabe que para perder peso deve entrar em um déficit calórico e para ganhar peso deve entrar em um superávit calórico.

->Sabe quais são os alimentos que te fazem sentir bem e quais que você deve evitar.

->Sabe identificar o porquê que algumas dietas podem funcionar.

->Conhece que suplementos só servem para ajudar na sua alimentação e todo resultado mirabolante é puro marketing barato direcionado pra quem quer resultados rápidos e, no final, fica sem resultado nenhum.

->Conhece quais variáveis da sua alimentação devem estar em cheque e quais você pode ter maior flexibilidade de vez em quando.

Prioridades: Maior ——-> menor
Calorias -> Proteína ->Carboidratos e Gorduras->Alimentos que promovam saciedade -> Número de refeições do dia -> Suplementos.

Agora, contar calorias (rodinhas) é um caso de preferência pessoal.

Você sabe quantas calorias tem na maioria dos alimentos. Sabe quais alimento te deixam saciado. Sabe bater seu número de proteínas sem precisar pesar o filé de frango ou o scoop de whey. Sabe que uma batata média tem em torno de 150g e 25g de carboidratos, uma maça média tem em média 120g | 25g de carbs | ~100calorias; e utiliza aplicativos de contabilizar calorias apenas para se manter consciente e consistente nos seus objetivos.

Qual é a dificuldade então?
Você ainda não é um comedor profissional. Não aprendeu a dar backflips e a ir para campeonatos na florida. Ainda tem certa dificuldade em se ajustar para todas as surpresas da vida.

Tem dificuldade em comer aquilo que deseja em festas e casamentos. Quando chega o final de semana se sente meio culpado de consumir alguns alimentos extras e não saber se está acima ou abaixo da sua meta de calorias do dia. Quando você vai para viagens se sente perdido diante das inúmeras escolhas de alimentos e o desconhecimento dos alimentos do buffet. Isso pode gerar certa ansiedade e estresse, mas é apenas um nível antes de virar um profissional completo.

Coach:
Nessa fase, o coach serve apenas como o seu guia diante das múltiplas escolhas sombrias.
Vá para ele quando precisar. Use-o como alguém para prestar contas e se manter nos planos.

Não é atoa que atletas de ponta possuem treinadores. Eles deixam todas as decisões de seus protocolos de treino e alimentação na mão deles. Assim, podem focar 100% na execução, sem ansiedade ou medo de estar fazendo algo errado.

Fase 4 –
X-games + Bike com Foguete = Comedor profissional

Bem vindo ao mundo do X-Games. Você é um comedor profissional.

O mundo onde você não só sabe comer tudo aquilo que deseja e ainda se manter nos seus objetivos, mas sabe também lidar com ambientes diferentes e situações estressantes.

O comedor profissional só conta calorias se quiser. Sabe que se preocupar com detalhes paga os menores dividendos. Se deixa guiar livremente pela pista. Usa de sinais interiores como “fome”, para guiar a quantidade de comida que come. Sabe dizer quantas calorias tem na maioria dos alimentos. Não fica estressado e ansioso quando sai da sua zona de conforto e viaja para outros lugares. Tem conhecimento para lidar com problemas e alcança seus objetivos de longo prazo.

->Vai viajar? Dá para bater as proteínas e as calorias do dia com quantas refeições forem possíveis e ainda me manter nos meus planos.

->Natal? Dá para comer todos os alimentos que desejo e ainda me manter nas minhas metas.

Casa da avó? Não preciso mais deixar minha vó chateada de negar seus deliciosos bolos de cenoura com cobertura de chocolate, sei como incluí-los no meu plano. Fico cheio e ela, orgulhosa.

Esse é o objetivo de se tornar um profissional em “fazer dieta”.
Nenhum plano que você pegar pronto na internet irá te passar por todos esses níveis.

Pare de buscar por soluções rápidas para problemas complexos. Aprenda os princípios, busque conhecimento profundo, aplique-os e terá os maiores resultados no longo prazo.

A palavra “dieta”, na Grécia antiga, significava modo de vida. Uma maneira de viver.

Aprenda a se conhecer. Aprenda a contar suas calorias e conhecer seus alimentos e nunca mais precisará terá que se preocupar com dietas da moda, queimadores de gordura ou pílulas mágicas.

Conhecimento liberta.

Rodapé




Se o artigo ajudar, mande para um amigo:

Sobre o autor:

Matheus Ferreira é escritor, treinador & o criador do Inteligência Muscular.

Ele acredita na construção de um corpo forte, definido e saudável sem agulhas.

E pensa que você vai achar que ele é importante por fingir que alguém está escrevendo essa bio.

Quando você estiver pronto, aqui como EU posso te ajudar:

📕 Experimente Um Treino Clássico:

E receba um PDF com meus melhores artigos SFP.

🚀 Construa seu corpo clássico:

Cursos. Treinos. Comunidade.
Conheça o Renascimento Natural.

📚 Livros Clássicos

Ganhe músculos, definição e saúde usando meus melhores livros:

🚀 Consultoria IM

Receba minha ajuda pessoal nos seus maiores objetivos.