Tabela de conteúdos
Esse é o melhor resumo em português do livro como fazer amigos e influenciar pessoas.
Aprenda tudo sem papo furado.
Vamos começar.
Veja um carrousel no IG aqui.
🚀 O livro em 3 frases.
- Trate outras pessoas da forma que você gostaria de ser tratado.
- A melhor forma de ser interessante é sendo interessado.
- Qualquer idiota consegue criticar, mas só um grande caráter consegue inspirar.
🤔 Minha opinião.
- Sabedoria. Um livro sobre um assunto tão profundo que parece simples.
- Palavras gordas. O livro poderia ter 20 páginas.
- Anabolizante. Esse livro é como esteróides para sua habilidade de ganhar amigos. Use as dicas para virar uma máquina de influência.
🤓 O que vou aprender?
- Como fazer amigos (dãh..)
- Como influenciar pessoas (a vá…)
- Como ser adorado por todos em uma conversa.
- Como convencer pessoas em debates sem perder amigos.
- Como corrigir pessoas sem ofendê-las ou deixá-las tristes.
- Como ser interessante.
- Como ser um líder.
🔍 Quem deveria ler?
- Você quer ser mais persuasivo.
- Você quer que pessoas gostem de conversar com você.
- Você quer convencer pessoas.
- Você quer ser um líder.
🌿 Como o livro me mudou?
Eu costumava soltar gordas palavras em conversas cotidianas.
Agora escuto 10x mais do que eu falo.
Resultado: pessoas adoram conversar comigo (eu acho).
🏆 Top 4 ideias.
- Criticar é inútil. Críticas colocam pessoas na defensiva. Faz com que elas procurem desculpas ao invés de melhora. Criticismo abre feridas no orgulho. Machuca o seu senso de importância. Cria ressentimento. Qualquer idiota consegue criticar, condenar, reclamar – e a maioria dos idiotas o fazem. Mas só um grande líder consegue perdoar, entender e melhorar.
- Debates. A melhor forma de ganhar um argumento é evitando um argumento. Nenhuma vitória argumentativa vale o cadáver de uma amizade.
- Pessoas não são árvores. Lembre que ao lidar com pessoas você não está falando com depósitos de lógica. Somos mais coração do que cérebro. Criaturas lotadas de preconceitos e movidas por vaidade e orgulho.
- Influência. A única forma de influenciar uma pessoa é falar sobre o que ela quer e mostrar como ela pode alcançar isso.
✍️ Resumo do livro.
Como fazer pessoas gostarem de você.
Seja legal.
- Sorria.
- Seja verdadeiro. Mostre seu coração. Sangre.
- Seja interessante sendo interessado.
- Não critique, condene ou reclame.
- Encoraje pessoas a falarem de si próprias.
- Não julgue. Entenda.
- Seja simples. Seja humilde. Respeite.
Entregue o que eles mais querem na vida.
- Saúde.
- Dinheiro.
- Conexão.
- Aceitação.
- Motivação.
- Autoridade.
- Interesse.
- Reconhecimento.
Como?
Pergunte.
- O que essa pessoa mais valoriza na vida?
- Como posso entregar isso a ela?
O oposto é verdade.
Não diminua o senso de importância da pessoa.
Faça com que ela se sinta importante.
Como fazer pessoas se sentirem importantes?
- Escute. Feche a boca enquanto ela fala. Olhe no fundo dos seus olhos. Faça perguntas. Repita para ela o que você ouviu. Foque nas palavras – não no que dizer quando ela parar de falar.
- Admire. Mostre que você valoriza quem a pessoa é. Sua personalidade. Seu trabalho. Suas ações. Faça a pessoa se sentir bem.
- Elogie. Elogie em público. Critique em particular. Fale sobre algo que eles fizeram que você achou incrível. Nunca economize elogios.
- Nomes. Nomes são sinfonias para seus donos. O segredo para lembrar nomes é ficar repetindo ele na sua cabeça assim que você o ouvir. E depois usá-los múltiplas vezes ao longo da conversa.
- Conexão. Fale sobre paixões. Sobre opiniões fortes. Sobre histórias que te transformaram. Mostre o fundo da sua alma se quiser tocar na alma de quem conversa com você.
- Potencial. Se você vê uma promessa nas suas habilidades, diga a eles. Ajude-os a desenvolver esse potencial. Livros. Cursos. Mentores. Valorizamos pessoas que nos ajudam a crescer.
- Aprenda. Seja um aluno. Peça para que te ensinem algo. Isso mostra o seu respeito por suas conquistas. É uma ótima forma de criar conexão, respeito e humildade.
- Crédito. Se eles estiverem corretos, reconheça. Se você estiver errado, reconheça. Ser burro tem solução. Ser incapaz de aprender, é irremediável.
- Tempo. Um grande problema para brasileiros. Atrasamos 30 minutos – nos dias bons. Nos ruins, atrasamos horas. Seja diferente. Chegue no horário. Venha preparado. Focado. Valorizamos quem valoriza nosso tempo.
- Verdade. Seja honesto. Pessoas sentem o cheiro de mentira. Nada fede mais do que lorotas.
- Ajude. “Você pode ter tudo que quiser na vida – desde que você ajude um número suficiente de pessoas a conseguirem o que elas querem.” – Zig Ziglar
Como encorajar pessoas a falarem de si próprias?
- Pergunte sobre seu dia. A melhor forma de fazer pessoas falarem é perguntando sobre suas vidas. Todo mundo ama falar de si próprio. “Como é sua rotina?”
- Gostos. Adoramos falar do que gostamos e odiamos. Isso nos ajuda a identificar amigos em um grupo. “O que você mais gosta de fazer na vida?” “Qual é o seu (sua) _____ (filme, livro, música, comida) favorito?” “Qual foi seu melhor _____ (beijo, viagem, experiência, história)?”
- Ansiedade. Mostrar fraquezas nos conecta com outros. Admiramos quem possui a coragem de falar sobre suas inseguranças. Seus medos. Só não exagere. Ninguém gosta de um chorão.
- Conselhos. Pessoas gostam de ser vistas como autoridade. Use isso ao seu favor. Peça conselhos em uma área que a pessoa domine.
- Nostalgia. Muitos gostam de falar dos velhos tempos. Músicas. Filmes. Eventos. “Você não sente falta do _____?” “O que você fazia quando criança que não faz mais?” “O que você faz hoje que acredita que não fará mais quando ficar velho?”
- Objetivos. Pessoas gostam de falar do futuro. “Onde você espera estar daqui 3 anos?”
Fale de uma forma que interesse outras pessoas.
- Atalho. O caminho mais curto para o coração de alguém é falando sobre os assuntos que elas amam.
- Interesses. Hobbies. Paixões. Experiências. Explore esses assuntos.
- Leitura. Leia muito. Assim, você saberá falar sobre uma miríade de assuntos com um largo número de pessoas.
Como convencer pessoas para sua forma de pensar.
- Ganhe uma discussão evitando-a. Brigas ideológicas só deixam pessoas emburradas. Não existe como vencer um argumento em público. Se você vencer, você perde o amigo. Se você perder, você perde. Evite entrar em uma porrada de ideias.
- Respeito. Não xingue. Não gesticule. Não mostre o dedo do meio. Se for discordar, faça com elegância, respeito e educação. Não pise nas ideias dos outros. Ou você levará um chute.
- Admita quando estiver errado. Errou? admita na velocidade da luz. Isso faz você ser visto com respeito. Ainda mais quando todos sabem que você está errado. Quando você admite seus erros, pessoas se tornam caridosas e carinhosas. Quando você não admite seus erros, pessoas se tornam críticas e decepcionadas.
- Até se você ficar bravo seja doce. Use mel para fazer a medicina descer. Ninguém é convencido por meio de chicotes. Apenas por carinho. Se você quer ganhar alguém para sua forma de pensar, não seja um bundão.
- Evite “Mas”. Eu simplesmente estou adorando este resumo, MAS… Não fale MAS. Isso liga o pisca alerta da outra pessoa. Fale “E”. Eu adorei o resumo, E…
- Faça a pessoa falar SIM. Comece a discussão pelos pontos onde vocês concordam. Veja que vocês concordam muito mais que discordam. Não são dois inimigos. São duas boas pessoas em busca da verdade.
- Vitória. Qual é o seu objetivo com este debate? Se sentir inteligentinho? Fazer a pessoa parecer idiota? Se forem esses, você nunca convencerá ninguém.
Nenhuma vitória argumentativa vale o cadáver de uma amizade. - Semelhanças. Lembre a outra pessoa que vocês dois querem as mesmas coisas. Liberdade. Igualdade. Respeito. Justiça. Felicidade.
- Mudança. Para ser capaz de mudar mentes, você deve estar disposto a mudar a sua própria. Se eles apresentarem novos fatos e bons argumentos lógicos, reconsidere suas opiniões.
- Reconheça. Coloque as opiniões da outra pessoa no mesmo nível que as suas. Não enxergue as pessoas do seu trono ideológico. Diga. “Eu entendo o motivo de você pensar assim. Eu teria a mesma ideia na sua situação.” Esse é o poder da empatia.
- Armadura. A pior ideia do mundo ainda tem algum lado positivo. Se force a olhar o melhor lado de algo antes de se afogar no veneno de tudo que é ruim.
- Emoção. Dramatize suas ideias. Aumente. Magnifique. Conte histórias. Use exemplos. Comparações. Humor. Dizer a verdade não é o suficiente. A verdade tem que sair do fundo do seu peito e chegar no âmago da alma do outro.
Um ótimo exemplo de como dramatizar uma ideia.
“Eu acredito que todas as pessoas possuem valor.”
Bonito.
Mas 90% das pessoas vão te ignorar.
Aqui uma melhor ideia: pegue uma nota de R$100.
- Amasse ela.
- Jogue-a no chão.
- Pise nela.
Pegue de volta e pergunte: “essa nota perdeu seu valor?”
Não…
Essa é uma forma dramática de mostrar que temos valor.
Não importa o quanto a vida nos amasse ou pise em nós.
E assim, queridos, vocês serão lembrados.
Como corrigir pessoas sem ofendê-las ou deixá-las tristes.
- Comece com mel. Não chegue enfiando facas. Elogie antes de criticar.
- Seja cauteloso. Chame a atenção para os erros da pessoa de forma indireta. Não use um “MAS” logo após um elogio. Isso vai tingir sua admiração com veneno. Use um “E”. Depois explique onde a pessoa poderia melhorar.
- Vá primeiro. Fale primeiros das suas falhas antes de apontar as falhas dos outros. Mostre que errar é normal. Permanecer no erro que é o errado.
- Perguntas > Ordens. Questione ao invés de ordenar. Como você poderia melhorar aqui? O que você acha que está faltando? Tem algo acontecendo? É incrível o que as pessoas nos contam se estivermos abertos a ouvir.
- Elogie. Seja gordo nos seus elogios e magro nas suas críticas.
- Reputação. Dê uma reputação para alguém – e essa pessoa fará esforços imensos para mantê-la. “Você é o melhor.” “Todos nós contamos com você.” “Sua ajuda é extremamente importante.”
- Encoraje. Torne o problema simples e possível de ser resolvido. Não seja vago e confuso. Mostre exatamente onde, como e por que a pessoa pode melhorar.
- Alegria. Mostre como resolver esse problema contribuirá para o benefício
próprio da pessoa. Faça a pessoa ficar feliz por implementar suas sugestões.
12 princípios para ser um líder
- 1.Vai falar sobre um problema? Então, comece com um elogio sincero.
- 2.Não critique, condene ou reclame. Aponte a falha de forma indireta.
- 3.Antes de falar dos erros de alguém, mostre suas próprias falhas.
- 4.Não dê ordens, faça perguntas. Deixe que entreguem suas próprias soluções.
- 5.Nunca coloque alguém em uma posição onde ela vá falhar.
- 6.Nunca peça para alguém fazer algo que você não faria.
- 7.Crie para pessoa uma reputação que ela queira proteger.
- 8.Seja gordo nos elogios e magro nas críticas.
- 9.Elogie o progresso de alguém, não importa o quão molecular ele seja.
- 10.Aplauda em público. Critique em particular.
- 11.Encoraje. Mostre que o erro pode ser corrigido facilmente.
- 12.Mostre o que a pessoa ganhará implementando suas sugestões. Deixe-a alegre.
Hábito.
Pratique essas dicas até que elas se tornem automáticas.
Se tornem quem você é, o que você faz e como você se comporta na presença de outros.
Elas mudarão a sua vida.
Elas mudaram a minha.
Fechamento
Essas foram as ideias que mais me impactaram no livro.
Espero que elas ajudem você tanto quanto me ajudaram.
Se quiser ver mais resumos de livros, veja está página.
Obrigado por ler até o final. Isso me deixa muito feliz.